Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Como aprender a programar

James Harrison
  1. Mentalize-se que exige tempo.

Não é por acaso que são conhecidas como “linguagens de programação”! Tal como aprender uma língua nova, aprender a programar exige tempo e paciência. Não é algo que consiga aprender de um dia para o outro e, em certo sentido, estará sempre a aprender! Assim como há mais do que uma maneira de expressar a mesma ideia, também há mais do que uma maneira de programar o mesmo efeito.

  1. Comprometa-se consigo próprio. 

Como aprender a programar exige tempo, precisa de se comprometer consigo próprio para não desistir. Idealmente, estaria a estudar e a programar pelo menos duas horas por dia, durante meses, para se tornar fluente. A alternativa é fazer um curso intensivo, em que está todo o dia a falar, escrever e respirar línguas. Normalmente, estes cursos são conhecidos como “bootcamp”. Há bootcamps de dois meses onde pode aprender o necessário para se lançar.

  1. Se tem um site, comece com HTML e CSS.

Embora muitas pessoas pensem que sim, HTML e CSS não são propriamente linguagens de programação, porque não incluem lógica. No entanto, aprender HTML e CSS é muito útil para quem tem um site, já lhe permitem fazer algumas personalizações e alterações com facilidade. 

  1. Se quer ser programador, comece com Javascript.

Se quer tornar-se programador, é melhor começar com Javascript. Há muitas linguagens semelhantes ao Javascript ou baseadas ao Javascript, por isso dominar esta linguagem abre-lhe a porta a muitas outras. No fundo, é como saber Português: fica muito mais fácil aprender Espanhol, Francês e Italiano, embora sejam linguagens diferentes. Procure cursos online na Fixando, Scrimba, no Freecodecampg.org ou na Codecademy para estudar e fazer exercícios!

  1. Crie um Github.

Para praticar, crie um Github. Além de ser uma óptima plataforma para ir desenvolvendo as suas capacidades, também serve para criar um portefólio e começar a apresentar os seus serviços.

Advertisement

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: