
A primeira dica para preparar os exames nacionais é não deixar tudo para a última. Por isso, se já vai começar a preparar os exames nacionais, parabéns! É sempre preferível começar a preparar os exames nacionais ao longo do último período, em vez de fazer uma maratona nos dias entre o final no ano lectivo e o começo dos exames.
Rever a matéria dos anos anteriores
A segunda fica para preparar os exames nacionais é rever a matéria dos anos anteriores. Tanto os exames de 9º ano como os de 12º ano incluem matéria dos três anos anteriores! 😱 Em algumas disciplinas, como Matemática, há uma continuação natural dos temas e, portanto, não é problemático. Noutras, como Biologia ou Química, são assuntos completamente diferentes. Por isso, toca a tirar o pó dos livros e a rever a matéria que já está esquecida.
Preparar “perguntas de exame”
Mas tirar boa nota nos exames nacionais é muito mais do que conhecer bem a matéria! Os exames nacionais seguem sempre uma estrutura definida e perguntas do mesmo género. Vale a pena rever os exames de anos anteriores, os exames modelo e até os testes intermédios. Se precisa de ajuda a preparar este tipo de perguntas, procure explicações de exames nacionais no Porto e explicações de exames nacionais em Lisboa. Os explicadores conhecem bem o guia de exames da DGES e os critérios de correcção.
Definir um horário de estudo
Um estudo disciplinado também exige ser disciplinado com os horários. Como dissemos no início, não há vantagens em fazer maratonas de estudo. É recomendável ter um horário para estudar, que inclua horas para comer e intervalos.