Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Como remover o mofo das cortinas, almofadas e roupas

O mofo e o bolor não ficam só nas paredes. As carteiras de pele ou de couro também podem apanhar bolor em sítios húmidos, assim como as cortinas, as almofadas do sofá, e as roupas no fundo ao armário. (Bem, não necessariamente no fundo do armário, embora seja mais comum em zonas com pouca circulação de ar… como o fundo do armário.)

Se o bolor estiver muito espalhado e for uma peça de que não gosta, o melhor é deitar fora. Mas, se o bolor está a destruir aquela carteira que sempre adorou, não desespere. Com algum esforço, pode tentar lembrar o bolor e restaurar a pele. Vamos ver como remover o mofo das cortinas, almofadas e roupas?

O primeiro passo é lavar a peça que tem bolor. Se o bolor for recente e não estiver muito espalhado, é possível que saia com uma simples lavagem. Pode deixar a roupa de molho com bicarbonato ou vinagre algumas horas e depois lavar na máquina, na temperatura mais alta que a roupa permitir, com bastante detergente.

Se as manchas persistirem, não é bom sinal. Provavelmente o bolor é antigo e já proliferou. Mas, se uma peça de que gosta, não desista já. Se é um tecido sintético, experimente misturar água com um sabão neutro. Borrife por cima da zona que quer lavar e esfregue com uma escova. A seguir, passe um pano e deixe secar à sombra. (Secar ao Sol pode danificar o tecido).

Se o tecido for de algodão,  a nossa sugestão é colocar sumo de limão em toda a zona que tem bolor, já que o limão é ácido. Esfregue bem o limão, deixe actuar e depois lave novamente com detergente neutro. Se precisa de ajuda para limpeza de estofos, procure aqui limpeza de estofos no Porto ou limpeza de estofos em Lisboa

No caso do couro e da pele, experimente colocar vaselina ou graxa de cavalo. Espere alguns minutos e depois remova com um pano seco. É possível que isto seja o suficiente para remover o bolor! A seguir, pode passar um produto de limpeza próprio. Se há uma parte descolorada ou danificada, pode experimentar um creme para calçado da cor da peça, tinta para pele ou ir a uma tinturaria. 

Advertisement

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: