Como preparar os exames nacionais?
Nunca houve um ano lectivo tão confuso como este, mas os exames nacionais vão para a frente. Os alunos de 11º e 12 ano devem preparar-se para os exames das disciplinas específicas – que decidem o acesso à faculdade – em moldes muito diferentes dos anos anteriores. Isto pode causar ansiedade tanto aos alunos como aos pais: como preparar os exames nacionais?
O mais importante a reter sobre os exames nacionais é que seguem um molde. Esse molde tem-se mantido inalterável nos últimos anos, por isso há inúmeros exames-modelo, testes intermédios, exames de 1ª fase e exames e 2ª fase para treinar. Especialmente nas disciplinas científicas – Matemática A, Físico-Química e Biologia/ Geologia A – não costuma haver grande variação no tipo de problemas e de perguntas propostas.
Nas disciplinas de Humanidades e nas Ciências Socioeconómicas há mais variabilidade. Todos os alunos devem preparar um conjunto de temas para o exame, mas as perguntas só vão incidir sobre 3 ou 4. Por isso, é conveniente ver os critérios de correcção para as perguntas sobre um determinado tema – se o mesmo tema voltar a sair este ano, manter-se-á a mesma estrutura de resposta.
O grande problema é que nem todos os alunos têm com quem tirar dúvidas quanto não percebem as respostas dos exames. Apesar dos professores poderem tirar as dúvidas por email ou até por videoconferência, nunca será como resolver as perguntas em sala de aula. Além disso, pode dar-se o caso de nem todos os professores terem cumprido o programa da disciplina.
Este último caso é o mais sensível e só há uma solução possível: procurar um explicador online que possa, nas semanas que faltam até ao exame, preparar o aluno. Se é o caso do seu filho, pode procurar aqui explicadores de matemática secundário, explicações de Economia, de Físico-Química A e de preparação para os exames nacionais.