
A nossa casa é o nosso bem mais precioso. Não só porque é a coisa mais cara que alguma vez comprámos, mas também porque é o nosso lar, o nosso porto de abrigo, o local onde nos queremos sentir confortáveis. Por isso, abrir a nossa casa a estranhos é sempre complicado. E confiar a nossa casa a estranhos… ainda mais! Por isso, aqui vão algumas dicas sobre como escolher a empresa de obras certa para o seu projecto:
- Pesquise e peça recomendações: quase toda a gente tem uma história de terror relacionada com obras em casa. Mas algumas pessoas também têm boas experiências! Pergunte a amigos, familiares e conhecidos se há alguém que recomendam para fazer obras em sua casa. Ao mesmo tempo, procure empresas de obras online e veja as avaliações de antigos clientes. Veja o Google Maps, fóruns online as avaliações em perfis de plataformas de prestação de serviços como a Fixando.
- Verifique a experiência e a especialização: há quanto tempo é que a empresa existe? É uma empresa de obras fundada no ano passado que facilmente muda de nome e desaparece? Ou já existe desde 1990 e tem um nome a defender no mercado? A empresa tem alguma espécie de especialização, por exemplo em remodelação completa de casas ou em remodelações comerciais? Veja bem o portfólio de obras da empresa em questão para ver se já fizeram algo semelhante ao que procura.
- Solicite orçamentos e compare: não volta a dar, o orçamento é sempre um factor a ter em conta. Quantos mais orçamentos receber, melhor: o ideal é ter pelo menos 3 para comparar. Para facilitar o processo, é sempre mais fácil pedir um projecto de arquitectura (veja aqui o preço de projectos arquitectura, em média) e entregar o mesmo projecto a todos os empreiteiros. Assim, tem a certeza que incluem tudo aquilo de que vai precisar!
👉 Não sabe onde encontrar um arquitecto? Encontre aqui arquitectos e receba até 5 orçamentos para projectos de arquitectura.
Avalie o comunicação: durante o processo de selecção, avalie a comunicação com a empresa. Responderam rápido ao seu pedido? Demoraram a enviar o orçamento? Foi fácil combinar uma visita técnica? Durante a visita técnica, sentiu que era fácil explicar aquilo que pretendia e que o empreiteiro percebia bem as ideias? A comunicação é muito importante, porque senão corre o risco de ficar com uma obra de que não gosta.