Quando e Como Fazer uma Limpeza Profunda em Casa

Fazer limpeza profunda em casa não é só uma questão de estética, também é de saúde e bem-estar. Há alturas em que não basta fazer a típica limpeza de fim de semana e é preciso arregaçar as mangas para tirar aquela gordura incrustada no forno ou o pó atrás do sofá. Mas quando e como fazer uma limpeza profunda em casa? Vale a pena contratar uma empresa de propósito? 

limpeza a fundo

Quando fazer uma limpeza profunda em casa?

Primeiro, é importante perceber quando uma limpeza profunda é mesmo necessária. Há várias situações em que recomendo fazer uma limpeza profunda, nomeadamente:

  • Pós-obras: ao fazer obras em casa, o pó espalha-se por todo o lado. É preciso limpar os móveis, as madeiras das portas, o puxador e até aspirar as paredes. Se têm dificuldade em respirar com tanto pó, ou se foram mesmo obras profundas, podem encontrar aqui empresas de limpeza de apartamento no Porto e limpeza de apartamento em Braga
  • Limpeza de Primavera: a limpeza de Primavera é bem famosa por ser uma limpeza geral. E faz sentido! Para quem sofre com alergias, rinite alérgica ou sinusite, é uma altura em que é preciso fazer uma limpeza profunda para evitar a acumulação de pó, sujidade, pêlos de animais e ácaros. Neste caso recomendo mesmo contratar uma empresa para fazer a limpeza dos estofos (sofás, cadeiras) e dos tapetes. 
  • Após uma doença: se alguém em casa teve uma doença infecciosa (como COVID-19), pode ser preciso fazer uma limpeza profunda para evitar que outras pessoas também fiquem doentes. Limpe as maçanetas das portas, os interruptores de luz, os comandos de televisão, as casas de banho e outros locais para garantir que o bicho não sobrevive.
  • Depois de uma praga doméstica: depois de ter tido uma praga doméstica em casa, como baratas, pulgas ou formigas, convém fazer uma limpeza para garantir que nenhuma pupa sobrevive nos tapetes, nos estofos ou em falhas da parede. Além disso, também é importante eliminar qualquer fonte de alimento, como migalhas escondidas em armários de cozinha ou no sofá. 

Como fazer uma limpeza profunda?

Agora que já vimos quando é necessário fazer uma limpeza profunda, vamos ver como fazer uma limpeza profunda sem deixar nada por limpar! 

  • Planeamento: antes de começar a limpeza, faça um plano. Comece por limpar compartimento a compartimento, de preferência de cima para baixo (isto é, primeiro os móveis e as paredes, depois os estofos e por último o chão). Se for preciso limpar as janelas e as persianas, planeie qual é a melhor altura do dia para limpar (é importante que o sol não bata directamente no vidro). 
  • Produtos de Limpeza: a seguir, escolha os produtos de limpeza. Se tem animais de estimação ou crianças pequenas, é importante escolher produtos de limpeza ecológicos ou naturais. Por outro lado, se estiver a fazer uma desinfecção da casa, pode ser preciso usar produtos mais tóxicos. Fale com a empresa de limpeza para perceber que tipo de produtos de limpeza preferem.
  • Limpeza da cozinha: a cozinha é o compartimento que exige mais atenção porque tem de fazer a limpeza profunda dos electrodomésticos (frigorífico, forno, fogão, torradeira, microondas, etc) para limpar os restos de comida e de gordura. Aproveite e arrume também todos os armários para manter a cozinha organizada e evitar que haja restos de comida espalhados. 
  • Limpeza de bolor: se tem bastante humidade na cozinha ou na casa de banho, pode começar a aparecer bolor no tecto. Há empresas que se especializam em limpar fungos e bolor. Se quiser limpar o bolor sozinha, não se esqueça de usar equipamento de protecção individual (óculos, luvas, bata) e de comprar um produto de limpeza anti-bolor que possa aplicar nas juntas e nas paredes. 
  • Limpeza de estofos: a limpeza profunda deve incluir a limpeza dos colchões e a limpeza de estofos (sofás, poltronas, puffs, cadeiras), já que tendem a acumular muitos ácaros e pó. Há empresas que se especializam em limpeza de colchões e estofos, mas também pode comprar um aspirador próprio à base de água. Mesmo que o sofá pareça limpo, a água vai sair escura! 

E estas são as minhas dicas para fazer uma limpeza profunda! Lembre-se: uma casa limpa é uma casa saudável. E, apesar de dar trabalho, a sensação de entrar numa casa verdadeiramente limpa compensa o esforço. Se organizar bem o teu tempo e utilizar os produtos certos, ou se contratar uma empresa de limpezas, consegue fazer uma limpeza a fundo, que não deixa nenhum canto por limpar! 

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar