Como construir um jardim vertical: as melhores 5 dicas

Se vive numa cidade, um jardim vertical pode ser a única forma de ter um espaço verde em casa. Basta ter um terraço ou uma varanda para criar uma zona agradável e, quem sabe, plantar as suas próprias plantas aromáticas. Estas são as minhas melhores 5 dicas para construir um jardim vertical num apartamento!

jardim vertical

Porquê construir um jardim vertical?

Quem chegou até aqui provavelmente tem algum interesse em construir um jardim vertical. Mas talvez não saiba bem como, daí estar à procura das melhores dicas para construir um jardim vertical. E por isso quero ir ao início de tudo: porquê construir um jardim vertical. 

Os jardins verticais são uma tendência que começaram nas grandes cidades da Ásia, como Bangkok ou Singapura. Como são cidades com uma elevada densidade populacional, o espaço é limitado. Porém, seguindo as leis do feng shui, é importante ter plantas. Além disso, ajudam a combater as ilhas de calor, a purificar o ar e a curar as doenças mais rápido.

Aqui em casa, nunca nos arrependemos do nosso jardim vertical, apesar de às vezes dar um bocadinho de trabalho. É um hobby saudável, uma boa forma de descansar ao fim do dia, uma maneira de ter sempre manjericão para as massas, e de sentir que tenho um espaço confortável onde aproveitar o pôr do Sol. 

Agora, vamos às dicas para construir um jardim vertical!

5 melhores dicas para construir um jardim vertical

1. Escolher espécies apropriadas

Um dos maiores desafios da jardinagem vertical é aparar as plantas ao longo do tempo para que o jardim vertical não pareça uma casa abandonada. Por isso, aqui ficam algumas sugestões de plantas que podem funcionar bem num jardim vertical e que se adequam ao clima português: 

  • Samambaia: têm uma folhagem exuberante, dão-se bem ambientes húmidos e com sombra, por isso é adequada mesmo em casas com pouca exposição solar e em zonas do país com muita pluviosidade.
  • Suculentas: as suculentas e os cactos são ideais para a jardinagem vertical porque são resistentes e requerem pouca manutenção. Basicamente são à prova de tudo, não conheço ninguém que não consiga tomar conta de suculentas! 
  • Hera: as heras são perfeitas para jardinagem vertical crescem rápido e cobrem toda a parede em pouco tempo, mesmo com poucos cuidados. No entanto, só recomendo se quiserem ocupar uma parede maior! 
  • Orquídea: as orquídeas são flores elegantes que adicionam um toque de cor e exotismo aos jardins verticais. Além disso, são compatíveis com ambientes húmidos e dão-se até na sombra. Mas exigem alguma manutenção, não vou mentir.
  • Planta-chinesa-do-dinheiro: estas plantas (cujo nome se deve à forma das folhas) são pequenas, resistentes e fáceis de cuidar são uma boa opção para jardins verticais em Portugal.

2. Planear o sistema de rega

Outra dica para construir um jardim vertical é pensar no sistema de rega. Os jardins verticais grandes, como os que vemos em centros comerciais, têm sistemas de irrigação muito complexos que levam a água para cima. Como isto não está propriamente ao alcance do comum dos mortais, pensem se conseguem chegar a todo o substrato com um simples regador.

3. Renovar o substrato todos os anos

Num jardim comum, ao ar livre, é normal que o substrato se renove quase sozinho. As plantas, os pássaros e os insectos fazem o seu trabalho. Mas, num jardim vertical, estamos sempre a tirar do substrato e a acrescentar muito pouco. Por isso, convém substituir o substrato um bocadinho todos os anos (ou colocar adubo ou compostagem caseira). 

4. Dependendo das espécies, optem por vasos

Outra dica que aprendi com a experiência é que, por vezes, é mais fácil organizar as plantas em vasos, especialmente se a ideia for plantar alfaces, espinafres, morangos e outras coisas para vosso consumo. Assim é mais fácil controlar as raízes e regar. Mas podem usar vasos em escadinha para conseguir o efeito vertical!

5. Coloquem plantas repelentes

Ora bem, minhas amigas, esta é a dica de milhões. A ideia de ter um jardim vertical em casa não é andar sempre a respirar insecticida, pois não? Então, usem plantas para a hortelã-pimenta, a lavanda, o alecrim, o manjericão e a cidreira para afastar mosquitos. É melhor para o jardim, e é melhor para quem acaba sempre picado! 

Espero que estas dicas para construir um jardim vertical vos tenham ajudado. Se precisam de mais ajuda, deixo aqui o link da Fixando para encontrarem jardineiros em Castelo Branco e jardineiros em Braga. Mas claro que podem procurar noutras zonas, basta indicarem o vosso código postal!

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar