Será que já está na altura de trocar o seu ar condicionado? A maioria dos ar condicionados tem uma vida útil de até 20 anos. Mas até os melhores chegam ao fim! Fique atento aos sinais de desgaste do ar condicionado para perceber se já está na hora de o substituir.
O desempenho já não é o mesmo
Um dos primeiros sinais de que o ar condicionado já tem algum desgaste é ter um desempenho pior (arrefecer menos ou demorar mais tempo a atingir uma temperatura confortável, por exemplo).
No entanto, isso por si só não é sinal que já está na hora de trocar de ar condicionado. Em primeiro lugar, deve fazer uma limpeza e contactar uma empresa de manutenção. A título de exemplo, deixo aqui o link de empresas de ar condicionado em Lisboa e técnicos de ar condicionado em Braga.
O consumo de energia aumentou
Como o ar condicionado já tem desgaste, precisa de mais energia para fazer o mesmo. Se tiver um termoestato para desligar o ar condicionado automaticamente quando atinge uma determinada temperatura, vai perceber que está ligado mais tempo.
Portanto, com o tempo, vai notar que a conta de luz aumenta. Dado que a maioria das pessoas usa mais o ar condicionado no Verão, que por norma é altura em que usamos menos electricidade, é fácil perceber a diferença.
O ar condicionado faz ruídos diferentes
Os ruídos estranhos são outro sinal que o ar condicionado está a chegar ao fim da sua vida útil. Os ar condicionados começam a fazer mais barulho à medida que as peças ganham desgaste, tanto eléctrico como mecânico.
O barulho do ar condicionado costuma ser pior no caso dos aparelhos de ar condicionado que ficam junto à janela ou quando a unidade exterior está junto da janela ou da varanda. Já agora, confirme se pode colocar um ar condicionado no seu apartamento.
As reparação são cada vez mais constantes
Outro sinal evidente que está na hora de trocar o ar condicionado é ter de fazer reparações cada vez mais frequentes. Se chamou o técnico do ar condicionado no mês passado e agora já tem de substituir outra peça, é altura de pensar se é melhor reparar ou trocar.
Com a passagem do tempo, também começa a ser cada vez mais difícil encontrar peças compatíveis. Se já tem dificuldade em encontrar peças, ou se essas peças são caras, também pode valer a pena trocar por um aparelho mais recente.
O aparelho tem pouca eficiência energética
Se já tem um ar condicionado antigo, de certeza que gasta muita electricidade mesmo que ainda esteja a funcionar razoavelmente bem. Calcule quanto dinheiro gasta por mês em ar condicionado e quanto é que gastaria com um aparelho novo mais eficiente.
Provavelmente, em poucos anos paga-se o investimento num ar condicionado mais moderno, mais eficiente e que tenha tecnologias smart que permitem poupar energia (por exemplo, desligar-se automaticamente, controlo remoto, etc).
Qual é a vantagem de trocar o ar condicionado?
Estima-se que um ar condicionado novo com motor inverter possa ser 40% a 70% mais eficiente do que os aparelhos antigos. Portanto, um ar condicionado novo é uma solução que poupa energia e mais amiga do ambiente.
Além disso, aproveite para trocar um único equipamento por um ar condicionado multisplit. Desta forma, pode ligar até 5 unidades (em 5 divisões diferentes) a uma mesma unidade exterior que já está aprovada pelo condomínio.
Como poupar energia para climatizar a casa com o ar condicionado?
Infelizmente, não há milagres. Para poupar energia, o melhor é investir no isolamento térmico da sua casa. Se janelas fracas numa casa virada a poente, nem o melhor ar condicionado do mundo consegue manter uma temperatura fresca durante o Verão.
Por outro lado, também não se deve descurar a manutenção do ar condicionado. Recomendo fazer pelo menos uma manutenção anual do ar condicionado para rever as ligações eléctricas e fazer uma limpeza profunda ao aparelho.
Como proprietário, também deve trocar o filtro a cada 3 meses e fazer uma limpeza regular para evitar a acumulação de pó, ácaros e sujidade dentro do ar condicionado. Se notar algum problema, chame um técnico assim que possível.