Como desentupir as caleiras?

As caleiras têm um papel fundamental na drenagem da água da chuva. Se não fossem as caldeiras, a água não ia circular e, eventualmente, ia causar infiltrações nas paredes e nas fundações da casa. Mas, para desempenharem a sua função, as caldeiras também precisam de um bocadinho de cuidado de manutenção. Vejamos então como desentupir as caleiras para evitar infiltrações de água!

Porque é que as caleiras entopem?

As caleiras entopem devido à acumulação de folhas e ramos, sobretudo durante o Outono e o Inverno. Por vezes começa a criar-se um ecossistema completo dentro da caleira, com musgo e outros fungos que até se podem tornar nocivos. O ideal é desentupir as caleiras quando estiver a fazer uma limpeza do telhado ou mesmo uma remodelação da fachada.

Que materiais precisa para desentupir as caleiras?

A maior dificuldade em desentupir as caleiras é aceder ao telhado. Os materiais são quase todos muito simples de usar e estão à venda em qualquer drogaria. Recomendo usar os seguintes materiais para desentupir as caleiras: 

  • Luvas resistentes (preferencialmente de borracha ou outro material grosso);
  • Escada (certifique-se de que é suficientemente alta e segura para chegar às caleiras);
  • Pá pequena de jardim ou colher de pedreiro (para remover detritos acumulados);
  • Mangueira de jardim com boa pressão de água ou uma mangueira de alta pressão;
  • Arame/ cabo para desentupir de metal (pode ser usado para limpar tubos de escoamento mais longos, incluindo dos canos dentro de casa – encontra à venda em drogarias);
  • Escova para caleiras (opcional, mas muito eficaz para a remoção de sujidade agarrada – também encontra à venda em drogarias ou no Leroy Merlin);
  • Balde (para depositar os detritos).

Passo a Passo para Desentupir as Caleiras

1. Garantir a segurança

A primeira preocupação ao desentupir as caleiras deve ser a segurança. Como estão em zonas elevadas, tem de utilizar uma escada estável e adequada à altura necessária. Deve chegar com facilidade à caldeira, sem ter de esticar os braços ou pôr-se em bicos de pés! A escada em si deve estar apoiada numa superfície plana e num ângulo de 45º. De resto, tenha só o cuidado de usar luvas para não entrar em contacto com fungos e bactérias.

Não tem confiança para subir à escada? Não tem o equipamento indicado para ver o que está a fazer? O seu telhado é escorregadio? Então, não invente e chame um profissional. Deixo aqui o link para encontrarem alguém para desentupir calhas.

2. Remover os detritos 

Suba cuidadosamente a escada, levando consigo uma pá pequena ou uma colher de pedreiro e o balde. Comece por remover os detritos maiores, como as folhas, os ramos, a terra e outros resíduos que se acumularam na caleira. Coloque os detritos diretamente no balde para evitar que caiam no chão e fique tudo ainda mais sujo. Se a caleira estiver muito cheia, use o arame ou a escova para os retirar.

3. Limpar o tubo de escoamento

Os tubos de escoamento são outra zona crítica para os entupimentos, especialmente se a caleira estiver a verter água por cima. Para verificar se o tubo de escoamento está entupido, basta introduzir a mangueira no topo e abrir a água. Se a água não escorrer facilmente ou transbordar, o tubo pode estar bloqueado. Para desentupir o tubo, use o arame. Depois de limpar o tubo com o arame ou a espiral, volte a passar água pela mangueira para verificar se a água escoa normalmente.

4. Lavar as caleiras com a mangueira

Depois de remover os detritos maiores, é recomendável lavar as caleiras para remover quaisquer resíduos finos, como a poeira, a lama e a pequenas partículas que possam ainda estar a obstruir o sistema. Utilize a mangueira de jardim ou uma mangueira de alta pressão (como as que se usam para limpar as fachadas) para dar este toque final. A água deve ser limpa e sem detritos.

5. Inspeccionar as caleiras 

Aproveite a limpeza das caleiras para ver se há alguma que precisa de reparação. Preste atenção para perceber se há fissuras, furos ou zonas danificadas que possam comprometer o funcionamento. Há pequenas fissuras que podem ser reparadas com selantes específicos para caleiras, disponíveis nas lojas de bricolage. Noutros casos, é melhor substituir a caleira. Vejam aqui o preço para restaurar calhas.

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar