A decoração é como a moda. Por isso, novo ano, novo recap de tendências. Prontas para conhecer as tendências para decoração de interiores em 2025?

1. Tons quentes
Durante anos, vivemos com o minimalismo nórdico. Linhas simples, rectas, quase sempre em branco. Depois veio o minimalismo cinzento, com chão em vinil cinzento claro, sofás em cinzento, cerâmica em cinzento. Agora, estamos a chegar ao que já se conhece como ‘warm minimalism’. Mantemos a leveza – com texturas suaves e linhas simples – mas com tons mais aconchegantes, como os vermelhos profundos, o terracota e até o castanho.
2. Paredes texturizadas e com relevo
Para as que já estão prontas para deixar o minimalismo, outra tendência na decoração de interiores para 2025 são as paredes texturizadas. O papel de parede, depois de estar fora de moda durante décadas, volta a aparecer como uma forma fácil de dar cor e textura à sua casa sem fazer obras. Além disso, as tintas tipo limewash e as molduras decorativas, tipo boiserie, também são uma tendência para o próximo ano.
3. Formas arredondadas e fluidas
Ao ver os catálogos das lojas de decoração, sem dúvida que uma das maiores tendências de decoração para 2025 são os móveis com formas arredondadas. Desde as cabeceiras de cama até aos sofás, passando pelas mesas de apoio e pelas secretárias, há uma tendência clara para suavizar as linhas rectas e criar um ambiente menos “rígido”. Por mim está completamente aprovado, até porque ficava cheia de pisaduras a bater nos cantos!
4. Inspiração vintage dos anos 70
Há muito tempo que as peças vintage são uma forma de trazer personalidade para dentro de casa. Mas se antes só víamos o estilo mid-century, agora vejo uma tendência maior para explorar os anos 60 e 70. As mesas de apoio cromadas voltam a estar na moda (até o IKEA já se atreveu a fazer uma cópia!), assim como os candeeiros em metal, com bolas, são uma grande tendência para decoração de interiores em 2025.
5. Peças com arrumação extra
Lá porque estamos a sair da época do minimalismo, não significa que a casa possa estar uma confusão. Pelo contrário, os móveis flexíveis e com arrumação escondida estão cada vez mais acessíveis. Vejo cada vez mais mesinhas de centro com arrumação, mesas de cabeceira que também servem para trabalhar com o computador na cama, sofás com arrumação extra e camas com sommier.
6. Espelhos divertidos
Outra das tendências para decoração de interiores em 2025 que me chamou a atenção foram os espelhos. Em vez dos espelhos rectangulares, há cada vez mais espelhos ovais e com forma irregular. Aliás, mesmo quando encontro espelhos rectangulares, quase sempre têm uma moldura com linhas arredondadas, o que traz essa fluidez de que falávamos para a decoração.
7. Sofás modulares
Voltando ao tema da flexibilidade, uma das maiores tendências para a decoração de interiores em 2025 são os sofás modulares. Pessoalmente, adoro esta tendência: não só é possível mudar a configuração conforme necessário, como consegue juntar sempre lugares mais tarde se for necessário. Encontro sofás modulares à venda em quase todas as lojas de decoração, inclusive nas lojas locais de Paços de Ferreira.
8. Verdes e azuis
Ainda não sabemos qual vai ser a cor Pantone para 2025, mas as lojas de decoração já decidiram que os ambientes imersivos em azul intenso e verde claro estão na moda. Seja um móvel de casa de banho, armários de cozinha ou um copinho para as escovas de dentes, é difícil encontrar alguma coisa que não esteja disponível em verde ou azul. O verde, em particular, dá a sensação de trazer a natureza para dentro de casa.
Pessoalmente, gosto bastante de algumas destas tendências de decoração. No entanto, reconheço que a maioria das pessoas tem dificuldade em combinar diferentes cores, especialmente de cores fortes como o terracota ou o vermelho, o azul intenso ou mesmo o verde. Se é o vosso caso, então o melhor é procurarem arquitetos em Lisboa ou estúdios de design de interiores em Lisboa para fazer a vossa remodelação.