Como reduzir a ansiedade de separação do cão num hotel

Deixar os nossos melhores amigos num hotel para animais pode ser stressante tanto para eles como para nós. Para eles, porque é um ambiente diferente. Para nós, porque não sabemos como vai correr. No entanto, deixo aqui algumas dicas para reduzir a ansiedade de separação do cão num hotel. 

ansiedade cao hotel

Ter uma peça de roupa ou uma manta

Como sabemos, os cães guiam-se muito pelo olfacto. Por isso, uma das formas mais fáceis de reduzir a ansiedade de separação do cão num hotel é levar uma peça de roupa com um cheiro familiar ou uma manta que costume usar em casa. Desta forma, podemos replicar o ambiente caseiro no quarto de hotel e reduzir a ansiedade de separação. Já agora, este truque também funciona com os gatos!

Levar os seus brinquedos favoritos

Outra forma de reduzir a ansiedade de separação do cão num hotel é levar alguns dos seus brinquedos favoritos na mala. Sei que podem ter receio de perder o brinquedo no hotel, mas o brinquedo não só vai animá-lo, como também leva o tal cheiro a casa. Um ossinho para roer, uma bolinha a que sempre achou piada, qualquer coisa que achem que lhe deu conforto. 

Manter a mesma ração 

Apesar dos hotéis para animais também poderem fornecer a comida (e no caso dos gatos, a areia), não recomendo que o façam. Por um lado, porque a ração do hotel fica mais cara – vejam aqui o preço de um hotel para cães. Por outro, porque a última coisa que queremos fazer numa situação de stress é alterar a rotina alimentar do nosso melhor amigo. Por isso, para reduzir a ansiedade de separação do cão num hotel, recomendo levar sempre ração para toda a estadia e inclusive alguma extra, caso haja algum imprevisto.

Deixar alguns snacks de recompensa 

Junto com a ração habitual, também deixo a dica de levar alguns snacks para que os cuidadores do hotel possam conquistar os nossos melhores amigos com snacks. Além disso, os snacks são uma forma de premiar o bom compartimento (feedback positivo), especialmente em cães pequenos que também frequentam a creche. Contudo, os snacks têm de ser usados com moderação!

Fazer uma visita prévia ao hotel para cães 

Finalmente, façam uma visita ao hotel para cães antes de deixarem lá o vosso patudo. Confirmem se as boxes têm um tamanho suficiente, se fica longe q.b. dos outros animais e se tem espaço para brincar. Muitas vezes, o que causa ansiedade é a falta de espaço ou ouvir outros animais a ladrar. Apesar de serem animais muito sociáveis, os cães também lutam entre si e isso pode causar ansiedade.

Como escolher um bom hotel para cães e evitar a ansiedade de separação?

A propósito deste último ponto, quero reforçar aquilo que devem procurar num hotel para cães. Em primeiro lugar, nenhum hotel para cães de confiança se recusará a uma visita prévia dos tutores. Aliás, muitos até convidam os tutores a ir conhecer as instalações para escolherem o tipo de box, verem o espaço e conhecerem os serviços extra disponíveis, tal como a creche (já mencionada) ou o spa canino.

  • Não recomendo deixar os cães numa clínica. Se o hotel está associado a uma clínica, convém que a área da clínica (internamento) seja completamente separada da área do hotel (alojamento). Isto não só diminui a probabilidade do seu cão apanhar alguma doença, como também contribui para que a estadia seja menos stressante. 
  • Escolham hotéis que dão updates todos os dias. Há hotéis que mandam um pequeno update todos os dias, incluindo fotos e vídeos, enquanto outros só dão novidades por telefone. Pessoalmente, especialmente quando são estadias mais longas, não prescindo dos updates diários. Só com as fotos é que sei se estão bem ou mais estressados!
  • Prefiram hotéis com espaço ao ar livre ou serviço de dog walking. Os cães precisam de passear todos os dias para se sentirem bem. Por isso, escolham sempre um hotel para cães com espaço no exterior, onde possam correr e brincar, ou um hotel para cães com um serviço de dog walking (passeio de cães). Este serviço já deve estar incluído no preço final. 
  • Leiam as avaliações de outros clientes. Se procurarem um hotel para cães online, vejam sempre as avaliações de outros tutores para saber como correu, se receberam bastantes novidades, se puderam levar tudo de casa, etc. 

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar