Decoração minimalista: como transformar a sua casa com menos

A decoração minimalista valoriza a simplicidade e a funcionalidade. Se quiser uma decoração minimalista, tem de limitar os seus pertences ao essencial, garantir que todos os móveis cumprem uma função e excluir decorações excessivas. Além disso, a decoração minimalista caracteriza-se por uma paleta de cores neutras, linhas simples e detalhes subtis para complementar o ambiente. 

Mantenha os espaços abertos

A primeira dica para manter uma decoração minimalista é manter os espaços abertos. Descarte móveis e decoração de que não precisa – vai criar imediatamente uma sensação de espaço e de abertura, especialmente se estivermos a falar de uma casa pequena. Além de aumentar a sensação de espaço, também cria uma sensação de mais calma e tranquilidade, que permite que a luz natural se espalhe pelo espaço. 

Uma dica muito importante é não colocar nenhum móvel grande (por exemplo, estantes ou sofás) que bloqueiem a luz natural. Basta deixar entrar mais luz para que a casa pareça logo radicalmente diferente. Isto é especialmente verdade se tiverem móveis escuros, como de madeira wengué ou mogno, móveis pretos, sofás de pele preta, sofás de tecido cinzento e outros tons que absorvem a luz. 

Seja minimalista na cozinha

Se tem uma cozinha pequena, ou se tem a cozinha em open space com a sala, é obrigatório ter uma abordagem minimalista para que tudo pareça organizado. Escolha uma cozinha com um design limpo, em que todos os electrodomésticos ficam encastrados por baixo de armários semelhantes, com uma disposição pensada para maximizar o espaço. A palete de cores deve ser clara e neutra: branca, creme ou taupe.

Por exemplo, a máquina de lavar a loiça deve estar à direita (se for destro) ou à esquerda (se for esquerdino) do lava-loiças; deve haver um espaço de bancada livre ao lado do fogão; e é prático ter uma gaveta por baixo do forno para os tabuleiros. Quanto à cor dos armários, pode usar tinta para madeira, tinta spray, ou até autocolante para dar um novo ar à sua cozinha sem ter de fazer obras. 

Pinte as paredes da sala

A decoração minimalista dá preferência aos tons neutros. Mas tons neutros não significa branco! Na verdade, optar por tons nude ou tons pastéis pode ajudar a trazer aconchego para dentro de casa. Depois de descartar os móveis de que não precisa, pinte as paredes de uma cor suave mas quente e que crie algum contraste.  Pode ver aqui as tendências de cores para pintura de interiores

Escolha móveis multifuncionais

Uma das principais dicas para ter uma decoração minimalista é escolher móveis multifuncionais, como camas que têm uma segunda cama (para hóspedes) dentro de um  gavetão; sommiers com arrumação extra; arrumação por baixo da chaise longue; sofás-cama; mesas extensíveis e mesas dobráveis. Com uma pequena alteração para um móvel mais funcional, pode ganhar muito mais espaço. 

Esconda a arrumação

Outra forma de transformar a sua casa com menos é arrumar melhor a sua “desorganização”. Pode, por exemplo, colocar as mantas por baixo da mesa de apoio. Pode usar caixas (de uma cor sólida ou de verga) para esconder coisas na estante e dar uma sensação de coesão e continuidade, ideal para espaços pequenos, em vez de ter uma estante cheia de elementos, cores e texturas diferentes.

Precisa de ajuda a decorar uma casa ou a planear os móveis? Para não gastar dinheiro numa renovação e arrepender-se pouco tempo depois, recomendo pedir ajuda a um profissional. Aqui fica o link para encontrarem serviços de decoração de interiores em Lisboa e decoração de interiores do Porto. Podem encontrar profissionais de referência, receber até 5 orçamentos gratuitos e ler avaliações de antigos clientes.

Mas contratar um decorador não fica caro, perguntam vocês? Depende da vossa perspectiva. Se têm uma casa pequena e precisam de maximizar o espaço, acho que contratar um profissional para planear o layout ajuda a poupar muito dinheiro a longo prazo. Invistam em soluções multifuncionais bem pensadas, em poucos móveis mas de qualidade (isso é o minimalismo) e em pequenos toques para dar personalidade ao espaço. 

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar