Uma cor demasiado forte pode fazer com que a casa pareça mais baixa ou mais apertada. Por outro lado, uma cor demasiado clara pode tornar o ambiente demasiado estéril e sem personalidade. Assim sendo, saber como escolher as melhores cores para pintar a sua casa faz toda a diferença.

10 dicas de como escolher a cor certa para pintar a sua casa
- Pense na função do espaço: qual é a divisão da casa que quer pintar? Se estamos a falar de um quarto, cores relaxantes e suaves são ideais para descansar. Por outro lado, se vai pintar a cozinha ou a sala, pode arriscar em tons mais quentes, vibrantes e garridos.
- Aprenda mais sobre psicologia das cores: as cores influenciam o nosso dia a dia. Por exemplo, o azul é relaxante, o amarelo é estimulante e o verde traz uma sensação tranquilidade. O nosso subconsciente não é imune a estes efeitos.
- Avalie o tamanho do compartimento: as cores claras aumentam a percepção de espaço, por isso vai parecer mais espaçoso e aberto. Por outro lado, as cores escuras dão a sensação que o espaço é mais pequeno do que a realidade. Se o pé direito é baixo, pinte o tecto de branco para que não pareça uma ‘caixinha de sapatos’.
- Tenha em consideração a exposição solar: a luz natural influencia muito a percepção de espaço e da cor. As cores fortes em compartimentos que com pouca exposição solar parecem ainda mais escuras. Mesmo assim, se está determinado em usar uma cor escura, o melhor é aumentar a iluminação ou pintar apenas uma parede.
- Faça um teste na parede: nem sempre a cor na parede é igual à cor que vê no catálogo. A melhor forma de escolher as melhores cores para pintar a sua casa é testar a tinta in loco. Pinte um quadrado com a cor que deseja. Espere e depois dê uma segunda demão. Esta é a melhor forma de ver como a luz muda ao longo do dia e altera a percepção da cor.
- Escolha o acabamento certo: depois de escolher a cor, precisa de escolher o acabamento. Uma tinta mate pode fazer com que a casa pareça mais fechada, enquanto a mesma cor com brilho já irradia luz. Por isso, ao fazer o teste na parede, também consegue escolher o acabamento que quer para a pintura de interiores.
- Combine as cores: use cores complementares (cores opostas no círculo das cores) se o objectivo for criar contraste. Se quiser criar continuidade, prefira cores análogas (cores próximas no círculo de cores). A decoração de interiores fica mais harmoniosa e coerente se escolher cores que harmonizam entre si.
- Na dúvida, use cores neutras: se ainda está indeciso, use cores neutras, como o branco, o bege, o cinza claro ou tons pastel. As cores neutras funcionam bem como base para a decoração e, pode sempre adicionar toques de cor com os acessórios de decoração. Além disso, é fácil pintar por cima destes tons quando decidir usar uma cor mais vibrante.
- Pinte uma parede com textura: se vai pintar um compartimento pequeno e quer dar destaque só a uma parede, pode optar por uma tinta com textura (por exemplo, pele de pêssego). Esta é a melhor forma de transformar a sua casa com uma simples tinta.
- Coordene as cores da parede com o piso e os tectos: não são só as cores das paredes que têm de combinar entre si. Experimente a cor da parede junto ao chão para perceber se combina bem com a madeira ou com os azulejos. Se está a planear uma remodelação completa, leve uma amostra do chão para escolher a cor da parede.
Escolher as melhores cores para pintar a sua casa é uma decisão pessoal. Não há respostas certas ou erradas. No entanto, é bom ter algumas destas dicas em consideração para ter a certeza que não se arrepende da sua decisão mais tarde. Teste sempre antes de pintar!
Depois de decidir a cor, só falta encontrar um pintor – a qualidade da pintura influencia muito o resultado final. Se não conhece pintores, na Fixando pode encontrar imensos serviços de pintura de interiores de Norte a Sul do país. Por exemplo, clique aqui para encontrar pintores em Braga.