Vantagens e desvantagens do tecto falso

Vai fazer uma remodelação na sua casa? Provavelmente, o empreiteiro já lhe sugeriu colocar um tecto falso. No entanto, antes de tomar decisões, tem de conhecer todas as vantagens e desvantagens do tecto falso. Hoje, quero ver cada vantagem e desvantagem do tecto falso em pormenor. 

Como se constrói um tecto falso?

A forma mais comum de construir um tecto falso hoje em dia é com gesso cartonado (pladur). Normalmente, é preciso colocar uma estrutura metálica para encaixar as placas de pladur. É frequente colocar isolamento térmico entre o pladur e o tecto original, como lã de rocha ou lã mineral. 

Quais são as vantagens de um tecto falso?

Há várias vantagens num tecto falso. Estes são os motivos mais comuns para fazer a construção de um tecto falso em casa: 

  • Melhora o certificado energético. Se a sua casa for por baixo da cobertura do prédio, um tecto falso é uma das estratégias para aumentar a eficiência energética do imóvel. Além de criar uma caixa de ar, pode reforçar o isolamento térmico com uma camada de lã de rocha ou lã de mineral. 
  • Reduz o barulho de outras fracções. Além de melhorar o isolamento térmico, um tecto falso também pode aumentar o isolamento acústico. Se vive num apartamento, é uma das formas mais elegantes e eficazes de evitar o ruído que vem de outras fracções. 
  • Deixa o tecto todo da mesma altura. Caso a sua casa não tenha toda o mesmo pé direito, pode usar um tecto falso para deixar tudo igual. Face a outras soluções para regularizar o tecto, o tecto falso tem a vantagem de não ser preciso mexer na estrutura, picar ou fazer pó. 
  • Esconder novas ligações eléctricas e canalização. Se está a fazer uma remodelação completa, outra vantagem do tecto falso é poder esconder as novas ligações eléctricas ou os novos canos no tecto falso. Caso contrário, tem de abrir roços e fechá-los. 
  • Sancas e jogos de luz. Outra vantagem do tecto falso é poder colocar sancas para as cortinas e jogos de luz. As casas novas quase todas têm sancas, por isso vai-lhe dar um aspecto moderno e sofisticado. A luz indirecta também ajuda a criar um efeito relaxante, especialmente nos quartos. 

Quais são as desvantagens de um tecto falso?

No entanto, nem tudo são vantagens. Obviamente, também há algumas desvantagens em num tecto falso, nomeadamente: 

  • Perde altura (pé direito): uma das principais desvantagens dos tectos falsos é perder altura. Se quiser fazer um tecto falso em pladur (gesso cartonado) com isolamento térmico, vai perder no mínimo 7 cm de altura. Se a sua casa já tiver um pé direito baixo, esta é uma enorme desvantagem.
  • O preço do tecto falso: outra desvantagem do tecto falso é o preço. O tecto falso pode ficar dispendioso tanto pelos materiais, como pela mão de obra. Pode clicar aqui para descobrir o preço do tecto falso e tirar as suas conclusões. Dependendo da obra, pode haver alternativas melhores.
  • Não é possível fazer reparações: outra desvantagem do tecto falso é que não é possível fazer quaisquer reparações. Quando o gesso cartonado fica danificado ou apanha humidade, não pode dar massa, lixar ou arranjar de alguma coisa. É preciso retirar e fazer um tecto falso de novo.
  • Menor resistência: o pladur é um material menos resistente do que o tijolo. Por isso, tem de ter cuidado com o peso que as paredes e os tectos em pladur estão a suster. Se tem candeeiros muito pesados (candelabros antigos), ventoinhas ou outros equipamentos seguros ao tecto, tenha isto em consideração.

Como vemos, há várias vantagens e desvantagens em fazer um tecto falso. O tecto falso é uma excelente forma de esconder o isolamento térmico, os canos e os fios eléctricos. No entanto, vai diminuir o pé direito, o que vai dar a sensação de ter menos espaço. Finalmente, ainda tem de considerar o factor preço. Dependendo da obra, pode compensar ou não fazer o tecto falso. 

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar