
Tendo em conta o preço das obras, esta é a pergunta do milhão (ou quase). Se querem fazer uma remodelação e têm um orçamento limitado, precisam de fazer muito bem as contas. Embora haja sempre algumas opções mais em conta, nas obras pode sempre haver imprevistos. Por isso, como regra de bom senso, só avançam com a obra se tiverem um pé de meia que corresponda a 10% do valor total da obra.
Dito isto, aqui ficam algumas dicas para remodelar com um orçamento limitado:
1. Procurar várias empresas de remodelação
O primeiro passo para remodelar com um orçamento limitado é procurar várias empresas de remodelação, sobretudo se vai fazer remodelações em Lisboa. Há muitas empresas com a agenda cheia, por isso precisa de procurar com antecedência e estar disposto a esperar alguns meses para fazer uma remodelação completa. No entanto, este é o primeiro passo para perceber se têm orçamento disponível para a obra – e continuar a poupar até lá.
2. Comparar os preços de várias empresas e materiais
Com a escassez de mão de obra, há muitas famílias que cometem o erro de adjudicar a obra à primeira pessoa que lhes envia um orçamento. Contudo, é recomendável ter pelo menos três orçamentos de remodelações para comparar. Em alternativa, podem ver aqui os preços de remodelações de casa, para perceber que o orçamento que receberam está dentro da média para a vossa região.
É muito importante pedir um orçamento discriminado, uma vez que isto vos vai dizer quais são os pontos mais dispendiosos da remodelação e os materiais que estão incluídos. Caso o orçamento fique acima do esperado, têm de analisar todas as despesas para perceber o que podem cortar e em que trabalhos têm de poupar. Por exemplo, se fica caro assentar um novo azulejo na casa de banho, porque não pintar o que já existe?
3. Ponderar ir pela via DIY
Há obras que devem ser sempre feitas por profissionais. Se quer trocar a canalização ou as tomadas, tem mesmo de contratar um canalizador e um electricista. Contudo, há outras áreas em que talvez se possa aventurar no mundo do DIY: por exemplo, a montar uma cozinha ou a pintar a casa. Claro que o trabalho de um principiante não se compara ao de um profissional, mas é uma forma de remodelar com um orçamento limitado.
Quando se trata de remodelações estéticas, por exemplo, a cor é a melhor forma de dar um novo aspecto à sua casa. E, neste campo, há várias soluções DIY. Além das tintas para azulejo de que já falei, pode colar papel de parede, usar vinílico adesivo no chão e no backsplash da cozinha, comprar tinta para pintar os armários, e inclusivé comprar tinta para a loiça sanitária! Explore uma loja de bricolage e vai ficar surpreendido com as opções.
4. Procurar (ainda) mais alternativas aos materiais
Mas, infelizmente, nem tudo se resume a encontrar alternativas para pintar a casa e dar-lhe outra cor. Se precisa mesmo de trocar o pavimento ou o revestimento porque já estão em mau estado, é hora de procurar materiais em várias lojas. Os preços mudam muito de loja para loja, de gama para gama, e às vezes há promoções. Por isso, se começar a procurar com antecedência, também vai controlar melhor o preço dos materiais.
A mesma coisa acontece com as cozinhas, por exemplo. Em vez de ir só ver uma ou duas lojas, veja também em carpintarias locais, procure saber que há promoções que dão saldo em cartão, e explore todas as opções. Como é uma das zonas mais dispendiosas da casa, vale a pena fazer este trabalho de pesquisa. A mesma coisa para os electrodomésticos: espere pelos dias sem IVA e preste atenção às promoções.
5. Estabeleça prioridades
Finalmente, estabeleça prioridades. O dinheiro não estica. Se não vê forma de remodelar com um orçamento limitado, escolha o que é prioritário para si. É mais importante remodelar a cozinha ou trocar as janelas? Se acha que vai querer mudar de casa, tenha em consideração as remodelações que mais valorizam um imóvel, por exemplo. Haverá sempre factores de desempate para escolher o que é mais importante agora.