Sistemas de irrigação automáticos para jardins verticais

Os jardins verticais têm imensas vantagens. Como permitem ter espaços verdes em apartamentos pequenos e edifícios de escritórios que não têm zonas ao ar livre, ajudam a combater as ilhas de calor dentro das grandes cidades, melhoram a qualidade do ar e está demonstrado que têm benefícios para a nossa saúde mental. No entanto, os jardins verticais também têm uma enorme desvantagem: a manutenção e a rega.

Ao contrário do que acontece com um jardim convencional, não podemos pegar na mangueira para regar o jardim vertical. Pelo contrário, a maioria das pessoas usa um regador para ir alimentando cada nível do jardim vertical. Então, como podemos resolver este problema? Evidentemente, já alguém pensou na solução. Conheça os sistemas de irrigação automáticos para jardins verticais. 

Vantagens dos sistemas de irrigação automáticos para jardins verticais

Os sistemas de irrigação automáticos são sempre mais dispendiosos do que a rega, digamos assim, “tradicional”. Isto é verdade tanto para os jardins convencionais como para os jardins verticais. No entanto, como nos jardins verticais temos de desafiar a gravidade e bombear a água para cima, há um custo e uma nuance extra. Mas, antes de irmos aos custos, quero destacar as vantagens.

  • Os sistemas de irrigação automáticos regam a uma hora programada, de modo a evitar esquecimentos e a manter o jardim sempre verdejante;
  • A rega automática proporciona uma distribuição uniforme da água, algo que é especialmente desafiante no caso dos jardins verticais e em zonas de difícil acesso.

Tipos  de sistemas de irrigação automáticos para jardins verticais

Agora, vamos aos diferentes tipos de sistemas de irrigação automáticos para jardins verticais. Há vários tipos de rega para jardins verticais e nenhum é necessariamente melhor do que o outro. A escolha certa depende da altura e da dimensão do seu jardim, assim como do tipo de plantas que semeou. Estes são os três principais tipos de sistemas de irrigação automáticos para jardins verticais.

  • Micro-aspersão: os sistemas de irrigação com micro-aspersão usam aspersores relativamente pequenos para distribuir a água de forma suave e uniforme. No entanto, se for apenas uma parede, os aspersores vão salpicar água para toda a área circundante. Por isso, é mais indicado para jardins verticais maiores, como os que vemos em hotéis, centros comerciais ou terraços com bastante área.
  • Gota a gota: tal como nos jardins tradicionais, também podemos instalar um sistema de rega gota a gota nos jardins verticais. Este sistema gasta menos água, já que rega directamente as raízes das plantas, uma gota de cada vez, ao longo do dia. A instalação num jardim vertical é mais desafiante, mas já há alguns kits para rega gota a gota a um preço mais acessível. 
  • Subirrigação: neste caso, a água é fornecida por baixo e hidrata apenas as raízes das plantas. É o melhor sistema para jardins verticais que consistem apenas em plantas trepadeiras, como heras, buganvílias, glicínias ou plantas de maracujá e phiisális, uma vez que nestes casos basta hidratar a raiz da planta para crescer saudável e ocupar toda a parede ou a pérgula. 

Como a rega é sempre um desafio, recomendo sempre escolher plantas resistentes para os jardins verticais, como samambaias, suculentas ou a planta chinesa do dinheiro. Podem rever aqui as minhas 5 melhores dicas para plantar um jardim vertical. Porém, com um sistema de irrigação automática, é mais fácil manter o jardim vertical em bom estado sem gastar água em demasiada e encharcar o espaço. 

No caso de precisarem de ajuda a escolher plantas adequadas ao nosso clima e à exposição solar da vossa casa, recomendo falar com um jardineiro. Ninguém melhor do que um profissional para vos dizer que tipo de cuidados cada planta exige, desde a quantidade de água à luminosidade. E como eu não posso chegar a todo o lado, recomendo usar a Fixando para procurarem jardineiros. 

Deixo aqui o link directo para encontrar jardineiros em Castelo Branco e jardineiros em Braga, mas há profissionais em todo o país. 

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar