A crise da habitação obriga-nos a ser criativos. Talvez por isso, há cada vez mais portugueses que optam por construir casas modulares, casas pré-fabricadas ou até casas móveis. A rapidez de construção e os custos controlados são duas das vantagens que mais apontam às casas modulares. Mas afinal, quanto tempo demora a construir uma casa modular? Vale mesmo a pena construir uma casa modular?
Quais são as vantagens das casas modulares?
Antes de mais, quero relembrar algumas das vantagens das casas modulares. As casas modulares consistem em módulos pré-fabricados, que só precisam de ser instalados no terreno que pretende. Como estes módulos já estão prontos, poupa muito tempo a construir tudo aquilo que é a estrutura de alvenaria (paredes, telhados, etc). Por isso, em relação às casas tradicionais, as casas modulares demoram menos a construir.
Este tipo de construção também tem outras vantagens. Por um lado, os custos de construção são mais baixos. Por outro, são controlados, uma vez que o trabalho é completamente previsível. Nem o orçamento para os acabamentos não se deve desviar do previsto, uma vez que as dimensões e as bases são bem conhecidas. Assim sendo, as casas modulares continuam a ser mais baratas do que as casas tradicionais.
Por último, não podemos deixar de destacar que são mais ecológicas, dado que há um aproveitamento de todos os materiais durante o processo de construção.
Quanto tempo demora a construir uma casa modular?
Como já dissemos, as casas modulares utilizam módulos pré-fabricados. No entanto, isto não significa que a casa venha pronta “chave na mão”. Em primeiro lugar, tal como acontece numa casa tradicional, tem de preparar o terreno e as ligações a todos os serviços básicos, como electricidade, água e gás. As casas modulares seguem as mesmas regras das casas tradicionais, incluindo as licenças necessárias para construção.
Depois, o terreno está pronto para instalar a estrutura pré-fabricada. Agora, faltam os acabamentos no interior. Neste aspecto, as casas modulares demoram tanto tempo a construir como uma casa tradicional de alvenaria. Tem de escolher os acabamentos que pretende para o chão, para as casas de banho e para a cozinha, por exemplo. A fase de acabamentos é aquela em que a construção de uma casa modular derrapa mais.
Dito isto, a maioria das casas pré-fabricadas ficam prontas entre 3 a 6 meses, dependendo dos acabamentos de interior que pretender. Em comparação, uma casa tradicional em alvenaria costuma demorar um ano ou mais. Mas atenção, porque estes prazos assumem que tem uma equipa no terreno a fazer todos os acabamentos e dedicada à construção da casa.
Vale a pena comprar uma casa modular chave na mão?
Sim. As casas modulares demoram menos tempo a construir, são mais económicas e podem ser uma solução para construir mais habitação rapidamente. No entanto, se tem um terreno onde construir a casa modular, recomendo procurar uma empresa que ofereça um serviço chave na mão. Isto é, é a própria empresa que vende a casa que se respondabiliza pela montagem dos módulos e pelos acabamentos.
Desta forma, consegue garantir tanto o cumprimento do prazo para construir, como assegura um preço fechado, sem imprevistos. Esta solução ajuda a gerir muito melhor a logística famíliar, para planear a mudança de casa, bem como economia familiar, especialmente se tem de pedir um empréstimo para construção. Sim, porque já há bancos que fazem empréstimos para construir uma casa modular ou pré-fabricada.
Finalmente, para satisfazer a vossa curiosidade, deixo aqui o link onde podem descobrir quanto custa construir uma casa modular. Este link remete-vos para a Fixando, uma plataforma onde encontram várias empresas que fazem construção de casas modulares. Com um só pedido podem receber até 5 contactos, e depois só têm de ver o catálogo e os orçamentos de cada uma das empresas.