
Se está à procura de um solicitador, advogado ou advogado de imigração, de certeza que já encontrou a palavras “honorários”. Mas o que são os honorários?
Os honorários são os valores cobrados pelo trabalho que os advogados (e outros profissionais liberais). O termo tem o mesmo significado em Portugal e no Brasil, e geralmente funciona da mesma forma.
Quando contrata um advogado, geralmente há dois métodos de pagamento: um valor fixo à hora ou um valor percentual do valor pedido no processo judicial. No entanto, o mais comum são os honorários fixos.
No caso dos solicitadores e dos notórios, alguns procedimentos regem-se por uma tabela de emolumentos pública. No caso dos advogados, os honorários variam muito de profissional para profissional.
Por isso, se está a tentar regularizar a sua situação em Portugal ou resolver alguma questão jurídica fora dos tribunais, recomendamos que procure vários orçamentos. Pode começar por procurar um advogado de imigração na Fixando.
Depois de fazer o pedido, recebe até 5 orçamentos diferentes para o serviço que pretende. O mais habitual é receber um orçamento do valor (ou melhor, dos honorários) por hora. Veja aqui o preço de um advogado de imigração.
No entanto, tenha em atenção que pode não precisar de contratar um advogado. Se está a tentar reconhecer assinaturas, formalizar contratos de trabalho ou procurar alguém que o represente no SEF, um solicitador pode ser o profissional indicado.
Nunca é fácil começar de novo, muito menos um país que desconhece. Procurar ajuda profissional dá-lhe a segurança de que está a seguir no caminho certo, tira-lhe preocupações e agiliza todo o processo.
Verifique se o advogado ou solicitador está registado na ordem correspondente em Portugal, compare diferentes honorários e tome a decisão mais ajustada ao seu caso.