
Envernizar a madeira é um tratamento mais duradouro do que encerar a madeira. Se está decidido a envernizar a madeira, explicamos como envernizar a madeira em alguns passos simples. E já sabe, quando o assunto se complica, procure orçamentos de carpintaria geral ou restauração de móveis na Fixando. Há um tempo para DIY, mas também é preciso reconhecer as nossas limitações!
- Tire a camada de verniz anterior.
O primeiro passo para envernizar madeira é retirar a camada de verniz anterior. Use um produto própio para efeito e espalhe-o com palha de aço, mesmo que pareça pouco deteriorado ou quase sem verniz. Atenção: use luvas, pois o decapante pode ser bastante corrosivo!
- Lime a superfície.
O segundo passo para envernizar a madeira é limar a superfície. Se as irregularidades forem muito notórias, deve usar uma lixa grossa para nivel a superfície antes de colocar o verniz. Caso contrário, o resultado vai deixar muito a desejar. Dica extra: lixe sempre a madeira no sentido dos veios.
- Limpar cuidadosamente a superfície
Não pode envernizar ou encerar uma superfície sem a limpar primeiro, principalmente se esteve a lixar – a lixa vai fazer imenso pó. Limpe a superfície a fundo antes de aplicar o verniz para não ficar com “areias” e uma superfície novamente irregular.
- Aplique o verniz
Depois de ter limpo e lixado a madeira, aplique um tapa-poros, que também pode comprar nas lojas da especialidade. Este passo é opcional, mas vai dar um toque mais profissional ao trabalho. Depois disso, aplique o verniz e deixe secar pelo menos durante 12 horas.
- Toques finais
Quando o verniz estiver seco, pode usar uma lixa fina. Depois, aplica mais 2 ou 3 demãos de verniz, conforme for necessário, com um intervalo de 3 a 6 horas. Quando terminar, escove com um pano de camurça para ficar com mais brilho.