Como envernizar madeira?

Tiana Borcherding / Unsplash

Envernizar a madeira é um tratamento mais duradouro do que encerar a madeira. Se está decidido a envernizar a madeira, explicamos como envernizar a madeira em alguns passos simples. E já sabe, quando o assunto se complica, procure orçamentos de carpintaria geral ou restauração de móveis na Fixando. Há um tempo para DIY, mas também é preciso reconhecer as nossas limitações! 

  1. Tire a camada de verniz anterior. 

O primeiro passo para envernizar madeira é retirar a camada de verniz anterior. Use um produto própio para efeito e espalhe-o com palha de aço, mesmo que pareça pouco deteriorado ou quase sem verniz. Atenção: use luvas, pois o decapante pode ser bastante corrosivo!

  1. Lime a superfície. 

O segundo passo para envernizar a madeira é limar a superfície. Se as irregularidades forem muito notórias, deve usar uma lixa grossa para nivel a superfície antes de colocar o verniz. Caso contrário, o resultado vai deixar muito a desejar. Dica extra: lixe sempre a madeira no sentido dos veios.

  1. Limpar cuidadosamente a superfície

Não pode envernizar ou encerar uma superfície sem a limpar primeiro, principalmente se esteve a lixar – a lixa vai fazer imenso pó. Limpe a superfície a fundo antes de aplicar o verniz para não ficar com “areias” e uma superfície novamente irregular.

  1. Aplique o verniz

Depois de ter limpo e lixado a madeira, aplique um tapa-poros, que também pode comprar nas lojas da especialidade. Este passo é opcional, mas vai dar um toque mais profissional ao trabalho. Depois disso, aplique o verniz e deixe secar pelo menos durante 12 horas.

  1. Toques finais 

Quando o verniz estiver seco, pode usar uma lixa fina. Depois, aplica mais 2 ou 3 demãos de verniz, conforme for necessário, com um intervalo de 3 a 6 horas. Quando terminar, escove com um pano de camurça para ficar com mais brilho.

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: