Qual a diferença entre piscina de vinil e fibra?

Joe Calata / Unsplash

As piscinas de vinil têm um revestimento em vinil ou PVC em toda a área. São uma alternativa económica às piscinas de betão com azulejo, uma vez que o vinil pode ser aplicado com facilidade e rapidez. A superfície é suave, lisa e muito fácil de limpar. 

Ajusta-se a piscinas de qualquer formato ou profundidade, mantém a temperatura da água, e raramente acumulam algas ou fungos. Finalmente, devemos realçar que o vinil funciona como impermeabilizante, pelo que também corta esse custo.

No entanto, as piscinas em vinil têm algumas desvantagens. O vinil é um material mais frágil, daí que pode rasgá-lo sem querer (por exemplo, com um brinquedo ou com um objecto pontiagudo). Também é mais escorregadio do que outro tipo de materiais e há um maior risco de lesão ou acidentes. Em média, as piscinas de vinil duram 10 anos.

As piscinas de fibra, por outro lado, são uma estrutura rígida à base de resina. As piscinas de fibra têm uma estrutura definida, que pode ser reforçada com camadas de fibra de vidro e barreiras químicas. Com estes tratamentos, as piscinas tornam-se muito resistentes à corrosão e às altas temperaturas.

Tendo em conta esta descrição, podemos dizer que as piscinas de fibra são mais resistentes e duráveis do que as piscinas de vinil. No espaço de 10 anos, a manutenção da piscina, a nível de estrutura, deve resumir-se à pintura. No entanto, pode resolver pequenos problemas com adesivos e reparações da piscina – ao contrário do vinil, que tem de ser substituído na totalidade.

Em relação ao vinil, também tem algumas desvantagens. A primeira é não serem moldáveis. A segunda é a dificuldade no transporte, que aumenta os custos de instalação face ao vinil. A nível estético o vinil também é mais aprazível, uma vez que se adaptam a cada ambiente e têm um aspecto menos rígido. 

Se está a pensar instalar uma piscina, veja também os 10 cuidados que deve ter para manter a sua piscina sempre impecável.  

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar