Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Como funciona a Instalação de Postos de Carregamento Eléctricos

Hoje em dia, cada vez mais portugueses optam por carros eléctricos ou carros híbridos, que usam a electricidade como alternativa aos combustíveis fósseis. No entanto, algumas zonas do país têm poucos postos de carregamento de veículos eléctricos, pelo que há cada vez mais condomínios e empresas a estudar a hipótese de instalar os seus próprios postos de carregamento eléctricos. 

Os Postos de Carregamento de Veículos Eléctricos (PCVE) podem ser instalados na via pública, em postos para uso comum, mas também em espaços privados, como parques de estacionamento, prédios e condomínios. Se no seu prédio estão a equacionar colocar uma posto de carregamento eléctrico, é possível fazê-lo.

Como instalar um Posto de Carregamento Eléctrico?

Caso o local ainda não tenha uma ligação à rede, precisa de fazer um Pedido de Viabilidade ou Condição (PDV) ao Operador de Postos de Carregamento (ORC). Sendo viável, o primeiro passo é fazer um pedido de ligação à rede (PLR). Neste pedido, deve explicar como ser feito o ramal e o respectivo traçado. Este plano será aprovado após uma fiscalização ao local. 

O processo pode ser moroso se involver também pedidos de licenciamento municipais, das Estradas de Portugal ou das Infraestruturas de Portugal para construir o ramal. Enquanto espera pelas aprovações, procure o operador que vai colocar o posto de carregamento. Há várias empresas licenciadas para instalar postos de carregamento eléctrico, pelo que deve comparar orçamentos.

Por último, deve registar o contador junto da EGME, de modo a documentar o posto com um código CPE (Código de Ponto de Entrega). É através deste código que se pode monitorizar o uso do ponto de entrega e fazer a cobrança correspondente.

Pode consultar aqui o diagrama que explica todo o processo desde o pedido até à colocação do posto de carregamento eléctrico, assim como os tempos de espera. 

Advertisement

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: