Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Consultoria de sustentabilidade: a sua empresa tem uma política de gestão de resíduos?

Daniel Funes Fuentes

Há cada vez mais empresas a tentar ser “zero waste”, ou seja, que favorecem produtos recicláveis e biodegradáveis. No entanto, isso não chega! A tendência é sermos cada vez mais “zero landfill” e não enviar nada para os aterros. Mas o que é que a sua empresa tem a ver com isto?

No último ano para o qual temos estatísticas (2017), a percentagem de lixo em Portugal que foi directamente para aterro foi 32%. Contudo, esse acabou por ser o destino de 57.4% dos resíduos produzidos em Portugal. Isto acontece porque parte dos resíduos que são enviados para reciclagem são rejeitados, o que faz com que sejam encaminhados para aterro. No total, a percentagem de lixo que vai para reciclagem não supera os 20%. O jornal Público publicou um infográfico muito completo sobre a gestão de resíduos em Portugal, que pode consultar aqui. 

Além da percentagem de lixo que vai para aterro, Portugal também recebe lixo vindo do estrangeiro. Muitos países estão a ficar sem capacidade nos seus aterros, pelo que acabam por exportar lixo. Portugal, que tem uma das taxas de gestão de resíduos mais baixas da Europa, é um destino popular. Isso faz com que os nossos próprios aterros atinjam a sua capacidade ainda mais rápido e, no futuro, pode não haver aterros suficientes em Portugal para descartar todos os resíduos. 

As empresas também contribuem para a enorme percentagem de resíduos depositados em aterro. Por isso, se tem uma empresa, deve investigar formas de enviar cada vez menos resíduos para aterro. Precisa de aprender a: 

  • reduzir a quantidade de resíduos que produz; 
  • reciclar tanto quanto possível e separar bem todos os resíduos; 
  • pensar em formas de reaproveitar os seus desperdícios para outros fins: por exemplo, colocar um caixote para compostagem na copa, encontrar fábricas que comprem papéis e cartões velhos, entre outros que se possam ajustar à sua empresa.

Precisa de ajuda a concretizar os seus objectivos? Procure uma consultoria de sustentabilidade na Fixando e analise todas as propostas que o consultor tem para si!

Advertisement

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: