Dicas de Economia de Energia no Inverno

Se aquece a sua casa com aquecedores eléctricos ou ar condicionado, é normal que a conta da luz aumente nesta altura do ano. Para evitar uma conta de electricidade astronómica, siga estas dicas de economia de energia no Inverno! 

5 Dicas de Economia de Energia no Inverno

Veja aqui 5 formas para economizar energia no Inverno e poupar electricidade:

Calafetar as janelas

Não adianta gastar dinheiro a aquecer a casa se esse calor sai directamente pelas janelas. Se tem janelas antigas ou pouco eficientes, o primeiro passo para poupar energia no Inverno é isolar melhor a casa. No caso de não conseguir fazer obras neste momento, a nossa sugestão é calafetar melhor as janelas. Pode usar tiras auto adesivas para isolar melhor, plástico à volta das janelas ou materiais para isolar melhor a caixa da persiana.

Aproveitar a energia que já usa

Outra forma de economizar energia no Inverno é aproveitar a energia que já usa. Se tem uma lareira em casa, por exemplo, pode instalar uma lareira com recuperador de calor. Assim, consegue espalhar esse calor para toda a casa sem gastar mais energia ou pagar mais combustível. A propósito, veja aqui como escolher a melhor lareira para sua casa e poupar energia no Inverno. 

Preste atenção às horas em que usa mais electricidade

Em Portugal, há muitas pessoas que aderem à tarifa bi-horária (a algumas até à tri-horária) pensando que poupam sempre dinheiro. No entanto, isso depende muito da utilização que faz dos seus electrodomésticos. Veja na factura da electricidade quantos kilowatts usa nas horas de ponta, nas horas de vazio e em cheias. Se está em casa em teletrabalho e liga os aquecedores eléctricos durante o dia, é possível que a tarifa bi-horária não compense.

Use sensores em casa

Outra das dicas de economia de energia no Inverno é instalar sensores em casa. Pode usar sensores ligados a tomadas inteligentes para ligar e desligar os electrodomésticos apenas quando é necessário. Por exemplo, um sensor de humidade permite-lhe ligar e desligar o desumidificador quando a humidade excede os 60%, ligar e desligar os aquecedores quando a temperatura está abaixo de um determinado nível, e por aí em diante.

Verifique o isolamento dos tubos 

Quer use electricidade para aquecer a água (termoacumulador), gás (esquentador) ou gás natural (caldeira), no Inverno é mais difícil manter a água quente. A água pode arrefecer nos tubos até chegar à casa de banho, o que significa que acaba por gastar mais energia do que o necessário. Pode prevenir as perdas de calor se isolar os tubos de água com materiais próprios, especialmente se o termoacumulador estiver muito distante do wc.

Controlar o consumo de electricidade no Inverno

Tem um consumo de electricidade superior ao esperado? Procure electricistas online para verificar a instalação eléctrica de sua casa. Pode estudar a possibilidade de reduzir a potência contratada, verificar as ligações de eléctricas dos electrodomésticos que consomem mais energia, instalar sensores como sugerimos acima, e por aí em diante. Veja aqui o preço de electricistas.

No entanto, é importante ter consciência que não há milagres. Aprenda a calcular o consumo eléctrico de cada electrodoméstico para saber quais são os equipamentos que estão a gastar mais energia em sua casa. Se não tem electrodomésticos eficientes, é muito difícil poupar energia. Por outro lado, se vai substituir os seus aquecedores, faça as contas para perceber quanto vai gastar com cada modelo antes de decidir.

A receita é simples. A poupança de energia no Inverno resulta da combinação de electrodomésticos e aquecedores eficientes com um bom isolamento térmico!

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar