Está a desenvolver o seu próprio website? Veja aqui como escolher o melhor alojamento para um website!
Escolha um alojamento no seu mercado alvo
Um dos factores que mais afecta a performance do seu site (tanto a nível de SEO como de experiência de utilizador) é a rapidez. Por isso, convém escolher um alojamento que seja no próprio país do site (ou pelo menos no país da audiência principal). Isto é, a maioria dos seus clientes estão em Portugal, um alojamento de websites que tenha servidores em Portugal vai ser mais rápido.
No caso de estar a trabalhar para o mercado internacional, recomendamos um alojamento que tenha servidores em várias partes do mundo. Assim, cada visitante pode aceder ao site a partir do servidor que lhe é mais próximo. Algumas plataformas de e-commerce, como o Shopify, disponibilizam o seu próprio alojamento nestes moldes, o que os torna uma excelente opção.
Informe-se como funciona o apoio ao cliente
Outro factor decisivo para escolher o melhor alojamento para um website é o apoio ao cliente. Há vários motivos pelos quais pode precisar de contactar o apoio ao cliente, tais como instalar o certificado de segurança SSL, fazer mudanças no DNS para email marketing ou transferir o domínio. Além disso, se fizer alguma alteração que correu mal, um bom apoio vai ajudar a encontrar o backup do site e vai ter um backup ainda recente.
Por isso, ao longo do tempo, tenho a certeza que vai surgir a necessidade de contactar o apoio e é bom escolher um serviço que disponha de apoio 24/7, incluindo ao fim de semana. Não quer que o servidor vá abaixo ao fim de semana e ficar com o site em baixo durante 2 ou 3 dias, que é precisamente quando as pessoas mais compram online!
Veja se o alojamento tem um pacote para WP
Hoje em dia, a maioria dos sites (mais de 60%) são feitos em WordPress, embora também haja sites de e-commerce em Prestashop e outros sistemas de gestão de conteúdo, claro. No entanto, se o seu website é em WordPress e tem pressa para lançar, há alojamentos que já estão otimizados para WordPress. Ao optar por um destes pacotes, já não tem de fazer a instalação manual do WordPress, o que lhe poupa tempo.
Se está a preparar o seu site para um público Português, há vários serviços de alojamento em Portual, como a Domínios ou a PT servidor, que têm este tipo de pacotes. E as boas notícias não páram por aqui: muitas vezes, o preço para estes pacotes de WordPress até é mais baixo do que o alojamento convencional, digamos assim.
Leia as avaliações de outros clientes
Como sempre, convém ler as avaliações de outros clientes antes de escolher um determinado serviço. As avaliações dos clientes vão ajudar a perceber se o apoio ao cliente é rápido e responsivo, tal como anunciado. Além disso, é importante informar-se se os servidores não são “servidores queimados”, que disparam os filtros de spam, porque isto é péssimo para a sua estratégia de e-mail marketing!
Compare o preço de diferentes alojamentos
O preço é sempre um factor a ter em conta, por isso veja aqui o preço de alojamento de websites. No entanto, como já dissemos, este é um dos casos em que há muitos factores a ter em conta além do preço, nomeadamente a localização dos servidores e o apoio ao cliente. Não vale a pena ter um site mais lento para poupar alguns euros por ano! Em vez de olhar para o alojamento como uma despesa, pense em termos de retorno.
No entanto, há aqui uma questão que vale a pena falar. Por vezes compensa comprar o domínio num registrar e ter o alojamento com outra empresa. Isto é especialmente verdade nos primeiros anos, porque a maioria dos name registrars oferecem preços muito competitivos nos primeiros dois, três anos. Portanto, recomendo ver sempre os preços do domínio todos os anos, na altura de renovar.
Pode ser bom comprar o domínio e o alojamento em conjunto
Dito isto, mais uma vez não podemos reduzir tudo ao preço. Ao comprar o domínio e o alojamento na mesma empresa, só tem de lidar com um fornecedor e facilita todo o processo. Por outro lado, se tiver o domínio e o alojamento em sítios diferentes, vai ter de contactar o apoio ao cliente do alojamento para saber o endereço de IP específico para adicionar a informação ao domínio.
No caso de não ser uma pessoa com experiência ou conhecimentos técnicos, acredito que comprar o alojamento e domínio em conjunto vai facilitar bastante o processo. Além disso, como já disse, depois dos primeiros anos é provável que não faça grande diferença a nível financeiro. (Pelo menos para o domínio principal do site – para comprar outros domínios, só para evitar que alguém copie o nome, pode escolher o mais barato possível.)