Técnicas de Pintura: Dicas para Iniciantes

Pintar os interiores de uma casa de outra cor pode transformar completamente o ambiente. É uma forma rápida de mudar o estilo de casa, alterar a percepção de espaço ou tornar o mood mais aconchegante. No entanto, não é tão simples como parece! Portanto, o melhor é seguir algumas técnicas e dicas de profissionais. Aprendam com os meus erros! 

1. Preparação Adequada

Antes de começar a pintar, é crucial preparar adequadamente o espaço e as superfícies. Comece por limpar as superfícies. É muito importante que as paredes não tenham qualquer resíduo para não ficar com uma textura estranha.  O melhor é passar um pano húmido pelas paredes e deixar de secar bem antes de pintar.

A seguir, tem de reparar as imperfeições na parede. Se houver algum buraco, rachadura ou fissura, deve preencher com massa. Depois de encher com passa, deve passar uma lixa na área que acabou de arranjar para ter a certeza que a superfície fica lisa e que não se vai notar. Há folhas de lixa à venda na maioria das drogarias.

Por último, precisa de reunir os materiais: a tinta, o tabuleiro para a tinta, o rolo, o diluente (se for necessário), a escada, e por aí em diante. Além disso, também é recomendável cobrir os rodapés, as molduras das portas, as janelas, interruptores e tomadas com fita de pintor para proteger tudo. 

2. Escolha das Cores e da Tinta

Acima, falámos de ter a tinta pronta. No entanto, pode ser prudente fazer primeiro um teste com a tinta. A cor que vê nos catálogos (quer nos catálogos online, quer nos físicos), difere muito a cor real de cada tinta. Por isso, aconselho sempre a pintar um pequeno rectângulo para fazer um teste. 

Veja como é que a tinta fica naquele compartimento específico, como é que muda com a luz… E, se não gostar, experimente outra cor. Estes testes são necessários até para as cores neutras, porque só ao pintar é que vai perceber bem as nuances da cor. No entanto, nas cores mais vivas, são mesmo indispensáveis. 

3. Técnica de Pintura

Ao aplicar a tinta, deve utilizar uma técnica consistente para obter os melhores resultados. E pintar as paredes não é bem como se vê nos filmes! Não basta passar o rolo pela parede e já está. Por isso, deixo aqui uma técnica de pintura para iniciantes passo a passo. Esta nunca me falhou! 

  • Comece pelas bordas: use um pincel pequeno para pintar as bordas e cantos do espaço antes de passar para áreas maiores com o rolo.
  • Faça movimentos uniformes: ao usar o rolo, aplique a tinta em movimentos longos e uniformes, sobrepondo cada passagem ligeiramente para evitar marcas.
  • Trabalhe em secções pequenas: divida a parede em secções menores e trabalhe por fases, de modo a garantir uma cobertura uniforme.

4. Camadas e Secagem

Para obter uma cobertura completa e duradoura, é importante aplicar várias camadas finas de tinta e deixar que cada uma seque bem. Só depois da camada anterior estar bem seca é que deve passar à seguinte demão! Portanto, siga sempre as instruções do fabricante da tinta para determinar o tempo de secagem recomendado.

5. Toques Finais e Limpeza

Quando a última camada de tinta estiver seca, remova cuidadosamente a fita adesiva das áreas protegidas e inspeccione o trabalho em busca de áreas que possam precisar de retoques. Faça os retoques necessários e limpe quaisquer respingos ou manchas de tinta das superfícies não pintadas antes de voltar a pôr os móveis e acessórios no sítio.

Mas atenção! A pintura de interiores é uma habilidade que melhora com a prática. À medida que ganha experiência, experimente diferentes técnicas e estilos de pintura para descobrir o que funciona melhor para si. Não tenha medo de cometer erros, porque há sempre forma de resolver o problema. 

Aliás, no pior dos cenários pode sempre procurar pintores em Braga e serviços de pintura para reparar os estragos. No entanto, com estas dicas essenciais, estou confiante que vão ter bons resultados! Boas pinturas! 

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar