A limpeza de vidros e espelhos não é fácil. Quantas vezes é que os vidros não ficam com a marca do sítio onde passou o pano ou com manchas que parecem pingas? E ainda por cima as janelas passam a vida a ficar sujas, basta chover, haver obras na rua, viver numa zona com pássaros ou ficar um bocadinho de vento para arrastar insectos que se esborracham contra o vidro.
Os espelhos dentro de casa são ligeiramente problemáticos, mas se fez como eu e tem um espelho na sala para reflectir a luz e dar a sensação que há mais espaço… o sábado de limpezas não chega para limpar os vidros todos. E isto sem mencionar a mesa de vidro, os espelhos da casa de banho e as janelas interiores (vivemos numa casa antiga e decidimos manter a traça)!

Enfim, é seguro dizer que me tornei numa expert em limpeza de vidros e espelhos. Por isso, aprendam com os meus erros. Deixo-vos aqui os meus métodos infalíveis para limpar os vidros e ter sempre a casa com bom aspecto:
1. Faça a limpeza dos vidros com água e vinagre
A limpeza dos vidros e das superfícies espelhadas também se pode fazer de forma natural. E o melhor é que tem todos estes ingredientes na sua despensa! Só precisa de 5 litros de água (aproveite um garrafão velho), 1 colher de vinagre de vinho branco (ou vinagre de limpeza, se tiver) e 1 colher de sopa de água. A seguir, misture tudo e use uma esponja para limpar o vidro. Finalize a limpeza com um pano seco para não ficarem marcas.
2. Experimente a limpeza dos espelhos com vinagre e limão
O seu problema não é limpar os vidros das janelas, mas sim limpar uma mesa de vidro ou espelhos? Então, experimente limpar e desinfectar com vinagre e limão. Comece por humedecer papel de cozinha com limão. Depois, misture água com vinagre num borrifador e passe o papel de cozinha. Como o limão é ácido, serve de antifúngico e é bom para as superfícies húmidas. A seguir, passe um pano seco para terminar a limpeza.
3. Faça a limpeza dos vidros das janelas nas horas de menor calor
Outra dica importante para evitar que o vidro fique com manchas é limpar os vidros nas horas de menor calor. Quando está muito calor, o detergente evapora e seca mais rápido. As gotas que secam imediatamente é que deixam aquelas marcas feias no vidro. Por isso, recomendo limpar os vidros enquanto dá sombra e nas horas de menor calor. Por exemplo, nas janelas viradas a poente, limpe sempre de manhã cedo.
4. Tire o pó dos espelhos antes de limpar
Sabe quando se tenta limpar um espelho mas fica com um aspecto embaciado? O truque é limpar o pó primeiro com um espanador. Depois de tirar o pó todo com um espanador ou até com uma toalhita de limpeza, misture álcool e sabão e verta para um borrifador. A seguir, borrife para um pano limpo de microfibra, limpe com cuidado e seque com papel de cozinha, de preferível aquele mais grosso e absorvente.
5. Contrate uma empresa para limpar os vidros
Sabem qual é o meu truque infalível para limpar as janelas e os espelhos quando vou ter visitas e não há tempo para limpar tudo? Contratar um serviço de limpeza de vidros e limpeza de superfícies espelhadas. Se precisam de ter tudo impecável, acreditem que vale muito a pena o investimento.
6. Nunca use jornais para limpar os vidros
As nossas mães tinham o hábito de limpar os vidros com jornais ou folhetos de supermercado. No entanto, sabia que a tinta pode transferir para o vidro? A melhor forma de limpar os vidros é com um pano de microfibra (comprem em promoção no supermercado) ou uma esponja macia. No caso dos panos de microfibra, eu vou pondo na máquina e reutilizo várias vezes. Só quando começam a desfiar é que vão para a reforma!
7. Não tente fazer tudo de uma vez
Se a sua casa tiver janelas muito grandes, não tente fazer tudo de uma vez! Use os perfis das janelas para dividir a janela e limpe uma parte de cada vez. Assim, vai limpando e vai secando e sem dar oportunidade para ficar com pontinhos e marcas do pano. No caso de ter janelas mesmo muito amplas, use uma escova limpa-vidros.