Melhores temperaturas para poupar no ar condicionado

A climatização (aquecer e arrefecer a casa) representa um dos principais gastos com electricidade. Um ar condicionado facilmente gasta 45€ por mês só para estar ligado 5 horas por dia. E não sou é que digo. É mesmo o fabricante, porque a Bosch fez as contas. Por isso, se está em teletrabalho ou de férias em casa, é importante ter em atenção o consumo do ar condicionado. 

Mas, quando o calor aperta e o térmometro teima em não baixar dos 30ºC, não temos grandes alternativas. No Verão, o ar condicionado é uma das poucas formas de manter uma temperatura agradável no interior. Mas sabia que pode pode poupar electricidade se configurar o ar condicionado para as temperaturas certas, tanto no Verão como no Inverno? Vejamos então as melhores temperaturas para poupar no ar condicionado.

Qual é a melhor temperatura para colocar o ar condicionado?

A diferença de temperatura entre o interior e o exterior da casa não deve ser superior a 12ºC. Alguns modelos mais avançados aguentam uma diferença de 20ºC entre o interior e o exterior, mas apenas durante algum tempo. Portanto, se estiverem 35ºC lá fora, não deve colocar o ar condicionado para menos de 23ºC. Aliás, o ideal é manter a casa sempre entre os 23ºC-26ºC (entre 35ºC a 38ºC no exterior). Esta temperatura não só é agradável para nós, como evita que o ar condicionado entre em esforço.

No tempo de inverno, o ideal é manter uma temperatura de 20ºC-22ºC no interior. No entanto, isto significa que têm de estar 8ºC a 10ºC lá fora, o que nem sempre acontece. Isto significa que, para grande parte do território nacional, o ar condicionado não é uma opção eficiente para o Inverno. Contudo, se vive na zona centro, Sul, Madeira ou Açores, estas seriam as melhores temperaturas para economizar. 

Contudo, a EDP vai mais longe. Segundo a EDP Comercial, baixar a temperatura de funcionamento em 2ºC no Inverno (de 20ºC para 18ºC) pode representar uma poupança de 50€ por ano. Porém, na minha opinião, uma temperaura interior de 18ºC é muito baixa. Não nos podemos esquecer que todas as casas, mesmo as que têm bom isolamento, perdem 3ºC a 2ºC durante a noite, o que significa que estaria a acordar com 15ºC dentro de casa.

Programe o ar condicionado

Os ar condicionados mais inteligentes já têm funções “eco” para ajustar o fluxo de ar conforme a temperaura. Desta forma, pode ar condicionado consome menos energia mas mantém sempre a temperatura que define (dentro dos intervalos que sugeri acima). Os ar condicionados mais antigos também já tinham temporizadores (timers) para ligar e desligar o aparelho a horas específicas. 

Finalmente, outra função interessante é o “sleep”, que ajusta a temperatura ao longo do noite. Algumas pessoas não conseguem dormir com as temperaturas mais quentes e deixam o ar condicionado ligado toda a noite, o que é um desperdício de energia. A função sleep deixa a temperatura bastante fria (mais propício a adormecer) e deixa que a temperatura suba gradualmente ao longo da noite. 

Portanto, se calhar compensa investir um bocadinho mais num ar condicionado mais moderno e inteligente. 

Faça a manutenção do ar condicionado

E já que estamos a falar de poupar no ar condicionado, não se esqueça de fazer manutenção regular. Nas alturas em que mais usa o ar condicionado, convém fazer a limpeza dos filtros pelo menos a cada 2 meses. Segundo a EDP, os filtros sujos diminuem a eficiência do ar condicionado até 15%, o que faz com que gaste mais energia para manter a sua casa no intervalo ideal de temperatura.

Além disso, se não trocar os filtros também se arrisca a que as bactérias, os vírus e as poeiras andem a recircular pelo ar da casa. Portanto, é recomendável fazer a manutenção do ar condicionado pelo menos uma vez por ano com uma empresa especializada e, depois, ir trocando o filtro. Se precisarem, deixo aqui o link de empresas de instalação de ar condicionado em Braga e instalação de ar condicionado no Porto

No entanto, podem usar a Fixando para encontrar empresas de instalação e manutenção de ar condicionado por todo o país, incluindo no Alentejo e no Algarve, que são as regiões que mais sofrem com o calor no Verão. 

Publicado por Helena Martins

Jovem adepta de uma vida saudável.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar