Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

O que é a genealogia?

Jude Beck

A genealogia é um estudo que tem como objectivo encontrar a origem de um indivíduo ou de uma família. É por isso que, quando exploramos as gerações antes da nossa, estamos a fazer a nossa “árvore genealógica”. Qualquer pessoa pode tentar fazer a sua árvore genealógica, mas o mais provável é começar a ter dificuldade ao fim de 3 ou 4 gerações. É nesta altura que muitas pessoas procuram a ajuda de um genealogista, que se especializa em genealogia

O que faz um genealogista?

O genealogista investiga a árvore genealógica da sua família. Normalmente, em Portugal, isto significa procurar nos livros paroquiais, que estão disponíveis na Torre do Tombo, nos arquivos distritais e, em alguns casos, também online. 

Uma das maiores minas de ouro são os registos de baptismo, pois anotam o local e ano de nascimento, o nome dos pais, dos padrinhos e, por vezes, também o dos avós. O nome dos avós permite-nos avançar mais gerações, embora possa não ser o suficiente quando se tratam de nomes comuns. No pior dos casos, se forem filhos ilegítimos ou “filhos da roda”, não há informação. 

Noutros países, nomeadamente nos Estados Unidos e no Brasil, a pesquisa passa também pelos registos de emigração. Muitos destes registos já estão digitalizados, o que facilita a pesquisa. O objectivo é descobrir a origem da família e continuar a pesquisa noutro país. De qualquer forma, não há dúvida que este é um trabalho moroso, em que cada geração abre mais linhas de investigação.

Vale a pena fazer testes genéticos?

Hoje em dia já há várias empresas que fazem testes genéticos para “descobrir de onde vem” e que prometem ligá-lo a familiares perdidos. O que estas empresas fazem é testar o seu DNA para encontrar variações genéticas que são mais comuns em certas populações.

Depois, se outras pessoas na base de dados partilharem cadeias de DNA semelhantes, isso significa que são parentes distantes. No entanto, a base de dados disponível para Portugal ainda é pequena, e não é garantido que vá descobrir alguma coisa nova. Além disso, tenha em consideração que está a disponibilizar informação – qualquer informação – sobre o seu DNA a uma empresa.

Advertisement

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: