
Depois de escolher o host certo, precisa de o tornar o seu blog mais apelativo. E nós reunimos 4 dicas para si!
1. Faça uma pesquisa de palavras-chave.
Uma das maneiras de tornar o seu blog mais apelativo é falar de assuntos que realmente interessam ao seu público – e sobre os quais o público faz pesquisas online. Uma boa ideia é usar o planeador de palavras-chave do Google e o Google trends para perceber (1) quais são as palavras mais pesquisadas dentro do seu tema e (2) que temas estão a ganhar destaque. Tente perceber também quais são as palavras e expressões mais usadas nos sites e blogs que detêm as primeiras posições para os temas de que quer falar. Se este tipo de investigação não é para si, procure o preço dos serviços de um especialista em SEO
2. Aumente a sua presença nas redes sociais.
Hoje em dia é muito difícil um blog ter sucesso por si só. Por outras palavras, os leitores querem ver a “personalidade real” por detrás do blog. É muito raro ver um blog bem-sucedido que não arrasta multidões no Instagram, mesmo que tenha começado só como blog. A sua presença nas redes sociais pode servir para se aproximar do público e aumentar a empatia que sentem por si. Outro ponto positivo é que a interação nas redes sociais também lhe permite ver que temas geram mais interesse e mais dúvidas, o que pode ajudar a guiar o seu plano de conteúdos.
3. Não tenha medo de revelar um pouco mais sobre si.
Como já dissemos, uma maneira de tornar o seu blog mais apelativo é deixar que o seu público conheça a cara por detrás das palavras. Assim deixa de se tornar uma figura “obscura” para entrar no seu dia-a-dia através do feed e do stories. Sempre que revela um pouco mais de si, há alguém que se vai identificar e sentir-se mais próximo da sua mensagem.
4. Melhore o seu conteúdo.
E claro, se o tema é tornar o seu blog mais apelativo, não podíamos deixar de mencionar o conteúdo. Mesmo que escreva sobre temas interessantes ou que tenha uma boa presença nas redes sociais, precisa de produzir conteúdo acessível, bem estruturado e fácil de ler. O ideal é que a sua escrita pareça fluída e o mais próxima possível da linguagem falada, como se estivesse a ter uma conversa com o leitor. Um escritor de conteúdos online é perito em conseguir atingir o tom indicado para um blog, ao mesmo tempo que insere as palavras e expressões que mencionámos no número 1.