
Apesar dos nossos animais de estimação terem pêlos, a verdade é que em períodos de frio extremo causado pelas baixas temperaturas da estação, eles também sofrem com isso e estão suscetíveis a doenças como gripes, resfriados, doenças respiratórias e problemas osteoarticulares. Cães e gatos podem sofrer com as quedas bruscas de temperatura, com o vento e ainda com eventuais chuvas. Dado tudo isto, é muito importante mantê-los quentes.
Abrigo e cobertores
Se o seu animal vive fora, no quintal, procure dar-lhe abrigo. Arranje uma casinha para ele passar as noites frias e tente aquecê-lo com cobertores. A casinha deve ser colocada em um local livre de chuva e de correntes de ar. Caso o animal não possua uma casinha fechada, deve-se ao menos oferecer um local forrado com jornal ou papelão, com mantas e cobertores que ajudem a isolá-lo do chão frio. O animal nunca deve ficar ao relento ou em contacto com chuva ou vento.
Mais roupas e menos banho
Evite dar banhos frequentes nesta época de frio. E caso tenha cães e gatos peludos, não corte o pêlo nesta altura, pois o pêlo ajuda o animal a aguentar o frio. Caso sinta que existe necessidade, porque o seu animal tem o pêlo naturalmente mais curto por exemplo, pode sempre arranjar uma roupa própria para vestir o seu animal. Só não se esqueça de não prejudicar o conforto dele. Não use roupas ou acessórios que restrinjam o movimento ou a respiração do animal. Tente também não levar o animal à rua em horas de maior frio.
Alimentação
No inverno, os animais gastam mais calorias para manter o corpo aquecido e por isso necessitam de uma alimentação maior. Os donos podem aumentar a quantidade de ração ou de alimento entre 10 e 20%, dependendo do animal em questão. Estar bem alimentado é muito importante para evitar as gripes e as doenças virais.
Seguindo estas normas, irá certamente tornar o inverno do seu animal bem mais fácil. Pode procurar mais dicas junto de veterinários em Lisboa ou no Porto ou com profissionais de treino de cães que lhe dirão o que fazer. É importante dar atenção aos seus animais porque tal como nós, também eles podem adoecer com o frio. Esteja assim preparado para proteger o seu companheiro de quatro patas.