
Seja em Lisboa, no Porto ou em Braga, as casas estão cada vez mais caras. Por isso, vemos cada vez mais apartamentos entre 30 a 60 m2, em que cada m2 de espaço conta! Então, como decorar apartamentos pequenos? Como obter mais espaço?
Arrumação em altura
Desde que o apartamento tenha um bom pé direito, a solução pode passar por arrumar em altura. Use móveis altos para arrumar (ponha as coisas que utiliza menos vezes nas prateleiras de cima) ou até para criar elementos decorativos. Frequentemente, os decoradores de interiores planeiam móveis à medida que parecem mesmo parte da casa! (Já agora, veja aqui quanto custa um decorador de interiores.)
Elimine divisões desnecessárias
Outra coisa que pode fazer para criar a sensação de espaço é eliminar divisões. Pode juntar a cozinha e a sala, por exemplo. Se tem um sofá no meio a sala a dividir a zona de estar e a zona de jantar, talvez seja uma boa ideia criar uma decoração diferente, que dê a sensação de continuidade. Na casa de banho, também pode ganhar espaço para uma máquina de lavar ou mais arrumação de trocar a banheira por uma base de duche.
Móveis que se transformam ou com arrumação extra
Hoje em dia, é fácil encontrar móveis que se transformam. Pode instalar uma cama retráctil na sala para ter uma cama de convidados, uma mesa que se estende para mais pessoas, cadeiras que encartam, etc. A nível de arrumação, há sofás com arrumação em baixo, sommiers com estrado elevatório para o quarto e outros móveis com “arrumação escondida”. Veja aqui algumas ideias para apartamentos pequenos.
Prefira portas de correr
Cada vez que compra um móvel com portas batentes, tem de deixar espaço livre para as poder abrir. Então, talvez valha a pena investir em móveis com portas de correr, mesmo que haja uma ligeira diferença de preço. O mesmo é válido para as divisões da casa: pode ter uma porta de correr entre a sala e a cozinha ou até na casa de banho!