Design a site like this with WordPress.com
Iniciar

Como ser electricista certificado em Portugal?

Em Portugal, há electricistas e electricistas certificados. A diferença entre os dois é que os electricistas certificados estão registados como técnicos responsáveis de instalações eléctricas na Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Um electricista certificado está apto a garantir a segurança de uma nova instalação eléctrica e concretizar trabalhos que obriguem a mexer no quadro. 

Evidentemente, há electricistas e profissionais não certificados que têm conhecimentos para executar esses trabalhos. No entanto, sem a carteira profissional, não podem certificar a sua segurança. Por isso, se é electricista, ou se está a pensar em estudar para ser electricista, vale a pena tornar-se electricista certificado para ter mais oportunidades de trabalho. 

Para ser electricista certificado em Portugal, é recomendável ir à DGEG da sua zona para fazer a inscrição. Há uma série de requisitos para obter a carteira profissional de electricista, sendo a mais importante uma formação secundária ou de nível III ou superior em instalações eléctricas. Também terá de preencher um questionário e pagar uma taxa de inscrição.

Caso não obtenha a informação de que precisa, também pode procurar no Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI), que dá formação profissional e emite cartas profissionais de electricista. No entanto, tenha em consideração que as cartas profissionais não substituem a sua inscrição como “técnico responsável” na DGEG.

Atenção porque, mesmo que tenha experiência comprovada como electricista, isso não é o suficiente para que a DGEG o reconheça como técnico responsável. É mesmo indispensável ter formação para se inscrever na DGEG e poder exercer como técnico responsável por instalações eléctricas de serviço particular, ou “electricista certificado”.

Se está à procura de um eletricista certificado para sua casa, procure na Fixando. Ou, se é eletricista no Porto e está à procura de trabalho, registe-se como profissional para encontrar clientes à procura de um electricista certificado!

Advertisement

Publicado por Helena Sousa

Jovem adepta de uma vida saudável.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: