
Hoje em dia há muitos mitos sobre o glúten. Algumas pessoas falam do glúten como se fosse um grande vilão, que engorda e prejudica a digestão. Mas será que o glúten engorda mesmo?
O que é o glúten?
Primeiro, temos de perceber o que é o glúten. O glúten é uma proteína que se encontra em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada. É o glúten que dá elasticidade às massas de trigo, incluindo ao pão.
Algumas pessoas têm intolerância ao glúten e doença celíaca, pelo que não pode comer glúten nem alimentos que tenham estado em contacto com glúten (contaminação cruzada). Para pessoas sem intolerância, o glúten não tem qualquer perigo.
Então, o glúten engorda?
Então, porque é que surge a ideia que o glúten engorda? Na verdade, o glúten não engorda – mas pode criar algum inchaço. Em teoria, só as pessoas com intolerância ao glúten é que deveriam notar inchaço abdominal depois de consumir glúten. No entanto, na prática não é isto que acontece.
Como a maioria dos pães que consumimos são pães “rápidos”, fabricados com fermento instantâneo e pouco tempo de levedação, isso dificulta a digestão de produtos com gluten. Se experimentar pães de fermentação natural ou fermentação lenta, as proteínas do pão ficam mais “digeríveis”.
A nível nutricional, as massas com e sem glúten costumam ter a mesma quantidade de hidratos de carbono, pelo que têm o mesmo impacto no seu peso. Ter uma alimentação sem glúten não vai ajudar a emagrecer!
O que fazer se tem inchaço abdominal?
Se já fez testes e não tem intolerância ao glúten, essa não é a causa do seu inchaço abdominal. O mais provável é que o inchaço se deva à ingestão de fibra sem consumir líquidos e/ou açúcares altamente processados (xarope de glicose-frutose, xarope de agave, xarope de milho, etc, que se encontram em muitos alimentos embalados).
Caso o seu objectivo seja perder peso, não vale a pena cortar o glúten da sua alimentação. Procure um nutricionista em Lisboa ou um nutricionista no Porto para falar com um profissional e traçar um plano alimentar ajustado ao seu corpo, à sua realidade e aos seus objetivos.