
Se quer ser treinador de cães em Portugal, talvez não saiba que passos tomar para seguir essa carreira. E, realmente, não é fácil. A profissão de treinador de cães não está regulada em Portugal, por isso não há nenhum curso específico que precise de ter para trabalhar como treinador. Além disso, não há nenhuma formação para treinador de cães, treinador de cães de serviço ou cães de ajuda social em escolas ou institutos públicos.
Procurar formação
Contudo, isto não significa que possa apresentar-se como treinador de cães só porque ensinou o seu cão a dar a pata ou tem um “talento natural”. Embora essa aptidão e o gosto por animais sejam imprescindíveis, não é o suficiente.
Para conseguir treinar e educar diferentes tipos de cães, precisa de aprender mais sobre a psicologia dos cães, a sua fisiologia, e estudar diversas técnicas de treino. Veja aqui algumas escolas em Portugal onde pode estudar treino de cães.
Procurar emprego
Se já superou essa fase e a sua dúvida é só como procurar emprego, há várias etapas. Pode abrir a sua própria empresa (uma escola para cães, creche ou infantário para cães, hotel para cães) ou registar-se como trabalhador independente.
Depois, registe-se em plataformas de serviços, como a Fixando. Tanto pode registar-se como treinador de cães, como hotel para cães ou empresa. Os clientes que estão à procura de um treinador de cães no Porto, em Lisboa ou noutras zonas do país fazem os pedidos e, depois, só tem de apresentar o seu orçamento.
Ser treinador de cães em Portugal não é impossível. Comece por apostar na sua formação e depois teça o seu próprio caminho no mundo dos negócios, escolhendo bem os seus parceiros!